Publicador de Conteúdos e Mídias

Aniversário do IFSC: vamos nos conhecer melhor?

BLOG DO IFSC Data de Publicação: 23 set 2020 11:52 Data de Atualização: 24 jan 2023 10:54

Nesta quarta-feira, 23 de setembro, comemoramos o nosso aniversário.

Bolo com velas acesas

111 anos não é para qualquer um, não é mesmo? Vamos combinar que alguém com tanta idade tem muita história para contar.

-> Navegue na nossa linha do tempo

A gente escreve a nossa história todo dia com você. E ver nossos alunos nos deixando fazer parte das suas histórias nos emociona. Sério mesmo!

Eu sei que tem quem nos conhece muito bem, mas muitos não sabem tanto assim e achamos que seria um momento bacana para nos apresentarmos. E nada melhor para nos apresentar do que falar do nosso Plano de Desenvolvimento Institucional, que é um dos nossos documentos norteadores.

O que é o PDI?

O PDI é a sigla (já falamos das nossas inúmeras siglas neste post 😬) para Plano de Desenvolvimento Institucional, que é o instrumento de planejamento e gestão do IFSC que considera a identidade da instituição para o estabelecimento de objetivos, metas e estratégias para suas ações em um horizonte de cinco anos.

Mas calma que não vamos falar do documento inteiro neste post 😅, se não faríamos aniversário de novo e a gente ainda estaria aqui escrevendo. Hoje vamos abordar apenas o primeiro capítulo.

Como o PDI é feito?

Antes de entrar nele, só deixa a gente te contar como o PDI é feito. Na verdade, vamos relembrar, porque já falamos sobre esse processo aqui no ano passado, na época em que o nosso atual PDI estava em construção.

O PDI que temos hoje vale de 2020 a 2024. O documento sempre é feito pensando em um planejamento de cinco anos. A atual versão foi aprovada em março pelo Conselho Superior do IFSC.

-> Acesse aqui o PDI 2020-2024

Assista ao vídeo abaixo em que explicamos de forma resumida como foi a construção deste PDI e como ele está estruturado:

 

Foco no capítulo 1: Perfil institucional

Como hoje nossa intenção é nos apresentarmos melhor, nada melhor do que concentrar a sua atenção no capítulo 1 do PDI que trata do nosso Perfil Institucional e sintetiza nosso marco legal, histórico, abrangência, áreas de atuação e indicadores do porte da instituição, além de mostrar nossas declarações de Missão, Visão e Valores.

Neste primeiro capítulo, você encontra as seguintes informações do IFSC:

- Histórico
- Finalidades e Objetivos
- Missão, Visão e Valores
- Cadeia de Valor
- Áreas de Atuação Acadêmica
- IFSC em números

-> Clique aqui para ler o capítulo completo

Aliás, tem alguns pontos aí que são novidades. Incluímos a Inovação e o Respeito nos nossos valores. Era algo que já tínhamos no nosso dia a dia, mas achamos importante oficializar.

A Cadeia de Valor, que elaboramos em 2018, passou a compor o PDI a partir dessa edição. Ela é uma representação lógica e sistemática dos processos que a instituição realiza para cumprir a sua missão, gerando valor público para os alunos e para a sociedade. A cadeia apresenta também qual é a proposta de valor que desejamos entregar para esses públicos.

-> Clique aqui para conhecer a Cadeia de Valor

Pode parecer complexo, mas é algo bem legal! (tá, somos suspeitos para falar… ☺️) É uma forma sintética de apresentar o que fazemos, que demonstra como todas as atividades e pessoas se integram e os esforços se convergem para um propósito comum: a prestação de um serviço público de valor para os alunos e a sociedade. Nessa parte, você vai conseguir ver a instituição como um todo, sem as divisões da estrutura organizacional, focando nas atividades realizadas para o aluno e para a sociedade.

Quando um aluno se forma, por exemplo, o mérito não é só do professor, mas da área de Compras que não deixou faltar insumos para as aulas práticas, da área de Contratos que manteve o ambiente limpo e seguro por meio dos contratos de limpeza e segurança, e assim por diante. Como sempre falamos, por trás desta marca bate um coração que pensa muito em como pode transformar a sua vida e ajudar a melhorar o nosso Brasil! 🥰

A parte que apresentamos o IFSC em números também é nova:

Tabela com números do IFSC

Não é incrível ver o nosso crescimento e a nossa expansão desta forma? 😱

Esses dados todos também podem ser consultados, usando filtros e com mais detalhes, na Plataforma Nilo Peçanha, que traz os números da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica em todo o país. Clique aqui para acessar.

-> Também já fizemos um post falando sobre os principais números do IFSC no último ano

O IFSC é uma universidade?

E já que estamos falando melhor quem somos não poderíamos deixar de responder uma pergunta que muito nos é feita. Afinal, o IFSC é tipo uma universidade? 🤔

Não, somos diferentes. Temos uma identidade única! Apesar de tanto nós como as universidades sermos autarquias federais, possuímos atuações diferentes. Uma universidade federal tem como foco a oferta de cursos superiores (graduação e pós-graduação). Já os institutos federais, que é o nosso caso, atuam na formação básica, técnica e tecnológica, oferecendo também cursos de qualificação, técnicos, de graduação e de pós-graduação (por lei, metade de nossa oferta tem que ser de cursos técnicos, por exemplo). Somos uma instituição histórica com um papel social importante a cumprir no mundo do trabalho, formando pessoas para que possam exercer suas profissões, de todas as classes, de todas as idades.

E não custa lembrar que nós não somos o IFC e não temos câmpus em Brusque rsrs

-> IFSC e IFC: é tudo a mesma coisa?

Mais uma coisa: a gente escreve câmpus com acento mesmo.

-> Câmpus, campus ou campi?

Não é um documento de gaveta

Essa é apenas uma parte do nosso PDI. Tudo o que você quiser saber dele está nesta página ->  https://www.ifsc.edu.br/pdi

Quem pensa que o trabalho acabou agora que o documento foi concluído e lançado está muito enganado. Agora é que o bicho pega!

O PDI deve ser um documento vivo, um fio condutor de toda a ação institucional. Por isso, é importante que não só os nossos servidores, mas os estudantes do IFSC e a comunidade externa acompanhem a sua execução e nos ajudem a colocar tanta palavra em prática.

Se você tiver alguma dúvida ou quiser mais informações relacionadas ao PDI, mande e-mail para pdi@ifsc.edu.br.

Esperamos com este post ter conseguido explicar um pouco melhor quem somos, afinal, a gente só pode gostar realmente de quem a gente conhece. Sabemos que não somos perfeitos, mas todo dia acordamos pensando em como fazer o nosso melhor para que você possa ser melhor por meio da educação.

Pronto! Agora já pode comer o bolo de aniversário! rsrs

Assine o blog

Para receber uma mensagem sempre que um novo post do blog for publicado, cadastre-se aqui

BLOG DO IFSC BLOG DO IFSC BLOGS