Publicador de Conteúdos e Mídias

Alimentação saudável: dicas e receitas para desenvolver bons hábitos

BLOG DO IFSC Data de Publicação: 03 nov 2021 09:12 Data de Atualização: 24 jan 2023 08:23

Como andam seus hábitos alimentares? No mês de outubro, quem acompanhou nosso perfil no Instagram viu a nossa Campanha de Alimentação Saudável 2021. Nosso objetivo foi ajudar a comunidade - principalmente nossos alunos - a desenvolverem bons hábitos de alimentação a partir do conhecimento dos alimentos para fazer opções mais saudáveis no dia a dia.

Este ano, nosso foco foi tratar de frutas e verduras por causa do Ano Internacional das Frutas e Verduras, uma campanha da Organização das Nações Unidas (ONU) por uma alimentação mais saudável. 🍎🍊🍇🥦🍆🥕⁣

Para início de conversa, você precisa refletir se costuma consumir frutas, verduras e legumes todos os dias. Veja nossas dicas para fazer essa avaliação:

- Olhe para o seu prato e avalie os alimentos que você está consumindo
- Evite alimentos ultraprocessados
- Acrescente vegetais, frutas, leguminosas e proteínas ao prato

E como saber se você está se alimentando mal? Veja o que diz a nutricionista do IFSC Karine Andrea Albiero:

 

Alimentação e aprendizado

Você sabia que os alimentos podem contribuir para o aprendizado? Sim! Quando nossa alimentação é pobre em nutrientes temos, entre outros problemas, maior dificuldade de concentração. Por isso é tão importante comer de maneira equilibrada.

Aqui no IFSC sempre defendemos a importância da alimentação saudável. E nossos estudantes são beneficiados pelo Programa de Segurança Alimentar do Estudante (PSAE), um conjunto de estratégias que buscam assegurar a oferta de alimentação aos alunos, dentro de critérios de segurança alimentar e nutricional, além do desenvolvimento de ações educativas sobre alimentação saudável.

⁣Uma das ações do PSAE é o oferecimento de alimentos aos nossos estudantes, de forma universal. Durante a pandemia, isso tem acontecido com a entrega de kits de alimentação a quem tiver interesse. 

-> Veja em seu câmpus como funciona essa entrega

No vídeo abaixo, a nutricionista do IFSC fala sobre a importância de uma alimentação saudável para o aprendizado e quais alimentos contribuem para isso, além de comentar um pouco sobre o PSAE:

 

Comida saudável e o meio ambiente

Quando falamos de comida saudável, pensamos primeiro no bem que faz para o nosso corpo. Mas você já parou para pensar em como uma alimentação saudável também é boa para o meio ambiente? Pois veja essa relação no material que preparamos abaixo:

Como ter uma alimentação saudável?

Para facilitar, temos algumas dicas:

- Consuma mais ingredientes in natura ou minimamente processados
- Prefira comprar de produtores locais
- Consuma alimentos locais e de acordo com a estação
- Compre o produto a granel e não em embalagens plásticas
- Consuma alimentos orgânicos, livres de contaminantes

Entre os alimentos que você deve incluir na sua alimentação estão as frutas:

 

Outra opção é incluir PANCs na sua alimentação. Você sabe do que se trata? São Plantas Alimentícias Não Convencionais.

-> Leia a cartilha do IFSC sobre PANCs com exemplo de receitas

Receitas saudáveis

Não poderíamos falar de comida sem dar receita, não é? Durante nossa campanha de alimentação deste ano, contamos com receitas totalmente produzidas por nossos estudantes do curso de Gastronomia do Câmpus Florianópolis-Continente. Confira clicando na imagem abaixo para visualizar:

Aliás, temos uma série no nosso perfil do Instagram com receitas dos nossos alunos. Se quiser ver várias delícias que já compartilhamos, clique na nossa hashtag #receitadoIFSC.

E tem mais...

Aproveite para ler mais conteúdos interessante sobre esta temática que já publicamos:

-> IFSC Verifica: É possível prevenir o coronavírus por meio da alimentação?
-> Blog do IFSC: Alimentação: informações úteis para o seu dia a dia (nossa campanha do ano passado)
-> Livro de receitas Aventuras na cozinha: descobrindo sabores
-> Livro de receitas Aventuras na cozinha da escola

Receba nossos posts

Se quiser ver tudo o que já publicamos no Blog do IFSC, clique aqui e leia todos os nossos posts. Você também pode receber nossos posts no seu e-mail sempre que forem publicados fazendo seu cadastro aqui.

BLOG DO IFSC BLOG DO IFSC BLOGS