Apoio aos alunos: entenda o trabalho das coordenadorias pedagógicas

BLOG DO IFSC Data de Publicação: 09 mar 2022 09:00 Data de Atualização: 22 mar 2022 10:49

Sabemos que a vida de estudante não é fácil, embora valha muita a pena se dedicar aos estudos para ter uma formação que pode melhorar a sua vida, da sua família e de toda uma comunidade. Para dar suporte aos nossos alunos, o IFSC conta com diversos servidores - além dos professores obviamente. Vários setores da Reitoria e dos câmpus têm um trabalho direto com os estudantes para garantir que a jornada acadêmica seja trilhada da melhor forma possível.

No post de hoje, queremos destacar um setor essencial quando falamos de atendimento aos alunos: nossas coordenadorias pedagógicas. Para entender melhor o papel desta área, conversamos com as servidoras Durlei Rebellato e Paula Regina Correa, que são vinculadas à Pró-Reitoria de Ensino e responsáveis pela articulação com os câmpus. 

Qual o nome correto do setor?

Com exceção do Câmpus Florianópolis-Continente que usa a nomenclatura Núcleo Pedagógico, os demais câmpus utilizam Coordenadoria Pedagógica - ainda que com variações, como Coordenadoria de Assuntos Estudantis ou Coordenadoria Pedagógica e de Apoio Discente. Portanto, de maneira geral, podemos nos referir ao setor como Coordenadoria Pedagógica ou mais carinhosamente CP

Qual é a estrutura da coordenadoria pedagógica?

Todos os câmpus possuem o setor, porém com diferentes configurações. Cada câmpus, a partir de sua realidade, foi constituindo esse setor. Atualmente, na Reitoria, a articulação com as coordenadorias pedagógicas é feita pela Diretoria de Ensino.

Existe uma estrutura mínima prevista nas documentações relativas ao processo de implantação e expansão dos câmpus do IFSC que prevê uma equipe composta por psicólogos, pedagogos, assistentes sociais, técnicos em assuntos educacionais e assistentes de alunos. 

No entanto, nem todas as nossas coordenadorias pedagógicas possuem essa estrutura básica de profissionais, nem em sua diversidade, nem na quantidade que seria correspondente ao tamanho do câmpus. A diversidade se expressa, também, na eventual  inclusão de outros cargos no setor, como assistente em administração, auxiliar administrativo e tradutor/Intérprete de Libras.

-> Como funciona o trabalho de um tradutor-intérprete de Libras?

Estamos trabalhando para ampliar essa estrutura nos nossos câmpus, mas dependemos também de termos novas vagas para servidores - um processo que não depende da gente, mas sim da liberação de mais vagas pelo Governo Federal.

Para que serve a coordenadoria pedagógica? 

A CP contribui para organização do trabalho pedagógico nos câmpus por meio de várias ações que perpassam o processo de ensino e aprendizagem. Cabe às coordenadorias pedagógicas orientar e acompanhar a comunidade acadêmica no que diz respeito a questões pedagógicas e psicossociais.

Os trabalhos desenvolvidos ocorrem no processo de acompanhamento pedagógico cotidiano e se expressam também em atividades como: conselho de classe, planejamento escolar, semanas pedagógicas e promoção de formação pedagógica, gestão do processo de assistência estudantil, acolhimento e ambientação de estudantes e docentes, atendimentos e acompanhamentos a estudantes em apoio ao seu processo de aprendizagem, atendimento pedagógico na organização e planejamento de estudos, apoio psicológico escolar e encaminhamento para atendimento clínico na rede de saúde e assistência social.

Quando o estudante pode procurar a coordenadoria pedagógica?

Sempre que o aluno quiser dialogar sobre suas dificuldades, sejam elas relativas à aprendizagem ou a alguma situação particular que o afeta, ele pode entrar em contato com a coordenadoria pedagógica do seu câmpus. A equipe da CP está disponível para conversar sobre suas escolhas acadêmicas e hábitos de estudos.

Os estudantes também podem falar com a equipe da CP para buscar orientação sobre seu andamento no curso e para dialogar a respeito do curso, de sua metodologia, de suas vivências nesse contexto. O setor fornece ainda orientações a respeito dos programas de assistência estudantil.

-> Conheça as ações de Assistência Estudantil do IFSC e veja se você pode se inscrever

É também papel da CP oferecer aos alunos atendimento psicológico escolar, atendimento no campo do serviço social e encaminhá-los para um atendimento especializado na rede pública de saúde e/ou assistência social quando for o caso.

Aliás, já fizemos alguns posts aqui para nossos alunos com a ajuda de servidores que atuam em CP dos câmpus:

-> Dicas para organizar seus estudos
-> As emoções da pandemia e como lidar com elas
-> Como organizar uma rotina de estudo

Espaço de escuta e acolhimento

A Coordenadoria Pedagógica é, por natureza, um espaço de escuta e de acolhimento e os estudantes sempre podem recorrer  aos profissionais desse setor para reportarem suas situações de vida. Então é importante que você, estudante, saiba que pode procurar a CP sempre que quiser, precisar ou mesmo se tiver alguma dúvida. Se não for algo que a equipe da CP possa resolver diretamente, você será encaminhado para quem pode ajudar.

Muitas vezes a CP não consegue ajudar um estudante porque nem fica sabendo do problema. Portanto, não tenha receio de procurar a CP do seu câmpus. Antes de pensar em desistir do curso, fale com a gente. Queremos vocês aqui e queremos vocês bem e nossas coordenadorias pedagógicas atuam para que possamos criar este ambiente acolhedor que os permita focar nos estudos e na sua formação.  😊

Como entrar em contato com a CP

O atendimento das coordenadorias pedagógicas é feito de forma presencial (que, neste momento, depende da fase em que cada câmpus se encontra de retorno das atividades presenciais), por telefone ou e-mail. 

-> Veja a situação de cada câmpus em relação às fases da Política de Segurança Sanitária do IFSC

Para facilitar, colocamos abaixo o link direto da estrutura organizacional de cada câmpus onde você encontra o contato da coordenadoria pedagógica no seu câmpus:

Câmpus Araranguá
Câmpus Canoinhas
Câmpus Caçador
Câmpus Chapecó
Câmpus Criciúma
Câmpus Florianópolis
Câmpus Florianópolis-Continente
Câmpus Garopaba
Câmpus Gaspar
Câmpus Itajaí
Câmpus Jaraguá do Sul - Centro
Câmpus Jaraguá do Sul - Rau
Câmpus Joinville
Câmpus Lages
Câmpus Palhoça Bilíngue
Câmpus São Carlos
Câmpus São José
Câmpus São Lourenço do Oeste
Câmpus São Miguel do Oeste
Câmpus Tubarão
Câmpus Urupema
Câmpus Xanxerê
Cerfead

Ficou com mais alguma dúvida? Mande e-mail para blog@ifsc.edu.br. Se tiver alguma sugestão de assunto para abordarmos aqui no Blog, é só enviar mensagem também. 

Gostou deste post? Deixe um comentário ali embaixo. 

Cadastre-se para receber nossos posts

Se você quiser receber nossos posts por e-mail sempre que publicarmos, deixe seu e-mail no nosso cadastro. Para ver tudo o que já publicamos no Blog do IFSC, clique aqui.

 
BLOG DO IFSC BLOG DO IFSC