Intercâmbio virtual no IPS

BLOG DOS INTERCAMBISTAS Data de Publicação: 12 abr 2023 11:55 Data de Atualização: 14 abr 2023 10:11

Vocês sabiam que também temos intercâmbio virtuais? Os relatos de hoje são de dois estudantes que estão cursando disciplinas a distância no Instituto Politécnico de Setúbal, o IPS, de Portugal.

Vejam só o que eles nos contaram:

Relato do Chrystian Antônio Alves Martins | Aluno do curso de licenciatura em Matemática do Câmpus Tubarão

A realização do intercâmbio tem sido algo extremamente revolucionário para a minha visão de mundo e planos futuros. Acredito que a primeira grande discrepância que foi a ruína é a ideia de que eles são diferentes de nós. Em relação à minha experiência em Portugal, percebi que somos apenas separados por um oceano. Fiquei surpreso com as dezenas de citações de artistas brasileiros e a imensa capacidade que eles possuem de absorver o nosso conteúdo.

Em relação ao idioma, fiquei realmente surpreso com a similaridade. Achei de fácil compreensão, gostei também do material escrito. Em todas as disciplinas praticamente tudo foi possível entender e, uma pequena parcela que não consegui compreender, pelo contexto pude deduzir.

Consegui fazer amizades na disciplina de Problemas Sociais Contemporâneos, pois a
professora permitiu que eu participasse de um grupo para realizar um trabalho com mais três colegas. Nessa ocasião, consegui confirmar o ideal de que eles são iguais a nós: pessoas comuns que estudam, sonham em obter algo, passam por dificuldades – algumas até que não passamos. Obteve a minha atenção o fato de ter poucos homens em algumas disciplinas e em outras possuírem poucas mulheres.

Em relação à forma de trabalho dos professores, não sei se é pelo fato de eu estar participando dessas cadeiras, mas possuem professores que deixam os alunos participar de forma remota. Uma característica comum é que eles não fazem chamada. Os conteúdos em si que estou aprendendo não estou tendo dificuldades para aprender e a disciplina Problemas Sociais Contemporâneo possibilitou que eu conseguisse entender a forma de pensamento de uma pessoa comum em Portugal (a maioria). Pude concluir que a visão crítica deles é exatamente a nossa, as desigualdades sociais são iguais e a dificuldade de se adquirir algum bem também é presente.

Na disciplina de Problemas Sociais Contemporâneos, eu tive a oportunidade de participar de um encontro no sábado com a professora e os demais colegas, onde ela fez o papel de tutor conosco, verificou como estava o nosso trabalho e nos orientou no que poderíamos fazer para chegar no objetivo desejado. Gostei muito dessa experiência e passei por isso apenas uma vez em toda a minha trajetória no ambiente escolar. Isso demonstra que o professor não está só preocupado em corrigir a atividade feita, mas compreender realmente como o aluno está fazendo e poder corrigir durante o percurso. Estou aprendendo a usar funções estatísticas do Excel mais a fundo, aprendi também como funcionava a matemática dos Maias, dos Babilônicos, dos Egípcios, Romanos e Indo-árabes. Pude aprender a compreender a simbologia e a realmente calcular como eles calculavam.

A dificuldade que pude encontrar em algumas matérias é a falta de organização de alguns professores em não enviar o link antes da aula começar e até mesmo não possuírem empatia e orientarem o aluno a fazer trabalho sozinho ou com outros que estão na mesma situação. Por outro lado, também teve professores que permitiram essa união para absorção melhor do conteúdo. Por fim, a maior dificuldade mesmo é em relação aos horários das aulas, pois muitas acontecem durante a manhã e à tarde, o que inviabiliza para quem trabalha. Estou conseguindo conciliar, principalmente pois todas as UCs que estou fazendo possuem opção de manhã cedo. A UC que tinha opção apenas de tarde tive que cancelar com receio de reprovar por não acompanhar nenhum dia. 

Por fim, a experiência em si está sendo incrível, estou apaixonado por todo ambiente, ecossistema e planejo realmente poder visitar de forma presencial Portugal. Agradeço ao IFSC pela oportunidade e espero dentro do meu curso poder compartilhar a experiência e os ensinamentos que eu obtive.

Relato da Márcia Regina Romão | Aluna do curso superior de tecnologia em Gestão de Turismo do Câmpus Florianópolis-Continente

De modo geral tem sido uma boa experiência o intercâmbio em Setúbal. Não senti dificuldade com a língua, uma vez que é o português e isso facilita bastante. A disciplina que faço é Desporto e Turismo e a turma é presencial - somente os intercambistas assistem às aulas online, o que dificulta um pouco a comunicação com outros colegas da turma. 

A forma de trabalhar do professor é um pouco parecida com a dos professores do IFSC. Faremos um trabalho em grupo e uma prova. O professor é muito atencioso e tenho uma boa comunicação com ele, porém com os colegas de sala não tenho praticamente nenhum contato, talvez pelo fato da turma ser presencial.

Academicamente tenho aprendido sobre o turismo em Portugal, o que é bem interessante.

BLOG DOS INTERCAMBISTAS