Parceria entre intercambistas

BLOG DOS INTERCAMBISTAS Data de Publicação: 09 mai 2023 11:07 Data de Atualização: 09 mai 2023 11:24

Hoje o nosso relato é da aluna Larissa Waltrick, que faz o curso técnico em Química no Câmpus Gaspar. Ela tem 17 anos e esta participando do Propicie 19 no Instituto Politécnico de Setúbal. Ela nos fez um relato bem completo do que está achando até o momento e cita bastante a Larissa, que foi a aluna do IFSC que participou da turma anterior do Propice. Além disso, ela está morando junto com a Catarina, outa intercambista. Vejam só:

-----------------------------------------------------------------------------------------------

Olá! Essa é a minha primeira viagem internacional e eu estou amando cada momento aqui. Segue meu relato abaixo:

Língua

Em relação à Língua Portuguesa, logo nos primeiros dias no país eu tive algumas dificuldades, pois o sotaque português é bem diferente do sotaque brasileiro, além de que existem algumas expressões portuguesas que não temos no Brasil e vice-versa. Na primeira semana aqui, eu passei uma vergonha um tanto quanto engraçada, pois aqui não é correto chamar mulheres de “moça” e naquela altura eu ainda não sabia disso. Então, na primeira oportunidade, eu acabei chamando uma mulher de moça, como forma de ser educada, mas acabou não dando certo. Ela ficou bem brava e eu tive que explicar que eu era de outro país e que lá é super comum e respeitoso. No fim, deu tudo certo, ela entendeu e eu pedi desculpas. Hoje eu rio, mas na hora foi bem tenso hahaha. Sobre o inglês, eu falo fluentemente e isso me ajudou em relação a artigos, pois a grande maioria é em inglês, mas tudo tranquilo.

Amizade

A primeira amizade que eu fiz aqui foi com a minha colega de quarto, Catarina, que também é brasileira e que também veio pelo Propicie fazer o mesmo projeto que eu. Nós nos entendemos logo de cara e já começamos nossa amizade. Também fiz amizade com as mulheres que trabalham na cafeteria, que nos recepcionaram muito bem, foram super queridas e agora conversamos todos os dias no bar do câmpus. A Larissa Tubi também foi muito essencial para essa adaptação. Ela me deu várias dicas, me explicou como funcionava a pesquisa, pois ela fez o mesmo projeto. Foi uma amiga mesmo. Agora estamos inclusive trabalhando juntas, pois estou terminando alguns resultados da pesquisa para ela. Nosso técnico de laboratório aqui também tem ajudado muito a gente, o senhor Alexandre. Ele nos apresentou o câmpus, os laboratórios e nos ajuda em todos os equipamentos, explicando como funciona cada etapa de cada processo. Não posso deixar de mencionar minha coordenadora, que até agora tem sido um anjo nas nossas vidas. Em tudo o que precisamos, ela tem dado suporte, tem levado e buscado a gente para todos os lugares, além de dar carona todos os dias para o câmpus, que fica a 44 km da cidade em que moramos - fora que moramos no apartamento dela, simplesmente perfeita. Aos poucos vamos conhecendo mais gente.    

Curiosidades

O que mais me chamou a atenção foi a língua. Eu tinha a ideia de que, por ser o mesmo idioma, seria bem fácil de entender, mas tem muita coisa diferente, muitas expressões, o sotaque, tudo. A forma de ensino aqui é um pouco parecida, mas as salas de aula aqui são enormes, com lousas interativas, muito fixe. A cultura em si aqui é muito giro, muitos lugares com histórias incríveis. Os laboratórios me chamaram muito a atenção também. Aqui eles são gigantes! Os de química, então, maravilhosos! Estou animada para trabalhar neles.

Projeto de pesquisa 

O objetivo do meu projeto é investigar a utilização das cinzas de queima de biomassa como substituição parcial de cimento em argamassas. Na primeira semana, ficamos em casa apenas pesquisando sobre o assunto e se informando melhor sobre o projeto. Na segunda semana, começamos o planejamento dos próximos meses e o planejamento dos ensaios, tais como, protocolos, datas de laboratório e procedimentos. Na terceira semana, começamos as práticas nos laboratórios de engenharia civil. Por enquanto, estamos terminando a pesquisa das Larissa Tubi, então estamos mexendo com alguns provetes que ela deixou pronto apenas para realizar alguns ensaios. Depois iremos começar a caracterizar as cinzas e é aí que eu entro firme, pois toda a caracterização é físico-química, então teremos uma semana inteira só nos laboratórios de química mexendo com as cinzas, para aí então começar a parte das argamassas. Por enquanto, não estamos tendo nenhuma dificuldade. O Alexandre acompanha a gente em todos os processos e qualquer dúvida ele está sempre lá para ajudar.

Aprendizado

Eu tenho aprendido muitas coisas com esse projeto, principalmente porque ele está mais voltado para a área de engenharia civil e isto está sendo incrível para mim, pois eu estou aprendendo muitas coisas que envolvem essa área, muitos ensaios novos, está sendo fixe. Na parte química, eu também estou vendo algumas coisas novas, alguns ensaios que eu nunca fiz e estou tendo ajuda de uma professora de química brasileira e está sendo muito legal descobrir essas novas coisas na minha área também. Acredito que tudo o que eu estou aprendendo aqui servirá de alguma coisa futuramente, tanto no âmbito pessoal quanto no profissional. São ensinamentos e experiências que não esquecemos nunca.

Rotina 

A parte de encontrar um lugar para morar foi com certeza uma das coisas mais difíceis de se conseguir, pois é preciso encontrar um lugar para ficar ainda no Brasil e isso dificulta muito, ainda mais quando não se conhece ninguém além do número da sua coordenadora. Uma das maneiras que eu encontrei foi conversar com a Larissa primeiro, porém ela havia conseguido a casa de um amigo, então não teria como eu ir para lá. Passei dezembro e janeiro todo olhando casas, airbnb, apartamentos, mas um dos pontos negativos aqui é que os aluguéis são caríssimos, então estava tudo inviável. A Catarina, que faz o mesmo projeto que eu, também estava com os meus problemas e me procurou por mensagem. Então juntas mandamos mensagem para a nossa coordenadora explicando esses problemas. Foi quando ela tentou achar alguma casa que estivesse barata aqui perto, mas ela também não encontrou. Foi aí que ela virou um anjo e disponibilizou para nós um apartamento de “família” dela, que continha dois quartos. Então pagamos apenas o quarto e a casa já vinha com tudo. Foi simplesmente perfeito, barato e ficou ótimo para nós duas. Hoje em dia, moramos eu e a Catarina nesse apartamento. Nossa rotina nas primeiras semanas consistiu em passar o dia todo em casa estudando e pesquisando. Então sentávamos nós duas na sacada (que, por sinal, é linda) com vista para o mar e estudávamos a tarde inteira até umas 18h para então dar uma volta pelo porto. Agora está um pouco mais corrido. Saímos de casa cedo e voltamos tarde por conta do laboratório, mas tem sido tudo perfeito e estamos amando esses dias aqui no câmpus. Nossa coordenadora, por morar perto de nós, nos busca todos os dias de carro e vamos juntas para o câmpus, depois voltamos todas juntas também.

Comidas 

Nós temos dividido as compras no mercado, assim não fica pesado para ninguém. Na cozinha, normalmente a Cat é quem cozinha (e ela é fera), mas às vezes eu faço alguns pratos específicos para jantarmos. Por enquanto ainda não provei muito da cozinha portuguesa, mas não vejo a hora de provar o tão famoso bacalhau e claro, a francesinha, que parece deliciosa.

Saudades 

No início, minha mãe não gostou muito da ideia, ainda mais porque sou filha única e sempre fomos muito apegadas e essa seria a minha primeira vez viajando sozinha. Antes eu nunca nem havia viajado de avião, quem dirá para outro país e sozinha ainda. Porém, logo depois ela aceitou muito bem a ideia e chorou comigo quando eu fui aceita no edital. Hoje em dia, nós nos falamos todos os dias por mensagem. Assim é com o meu pai também. Todos os dias ele me manda mensagem perguntando como estão as coisas por aqui. Com os meus amigos, a saudade tem sido diária também, mas nos falamos todos os dias. Meus amigos sempre me atualizam das fofocas e eu sempre conto as novidades daqui. Com o resto da família, para poder ir mostrando cada cantinho daqui, eu criei uma conta nova no instagram e lá só tem a minha familia e meus amigos, então eu posto coisas diariamente para deixar eles sempre a par de tudo e conto todas as novidades por lá, além de dar dicas de preços e passeios.

Dicas

Para os próximos que vierem, minha maior dica é: aproveite MUITO, tudo o que você puder! Ahh e não esquece, guarde um dinheirinho para vir, assim você pode aproveitar cada cantinho desse país incrível sem se preocupar. Faça amigos, assim você pode aproveitar as coisas ainda melhor. Estude muito também e aprenda tudo o que puder. Se divirta porque essa é com certeza uma experiência única na sua vida e você vai querer ter memórias. E por fim, mas não menos importante: NÃO CHAME NINGUÉM DE MOÇA hahahhah.

BLOG DOS INTERCAMBISTAS