BLOG DO IFSC Data de Publicação: 19 abr 2023 11:02 Data de Atualização: 19 abr 2023 11:17
Este é um fato: no Brasil, 67% dos estudantes que fizeram o teste Pisa não sabem a diferença entre fato e opinião. O teste Pisa – sigla em inglês para Programa Internacional de Avaliação de Estudantes – é um estudo comparativo internacional realizado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e que avalia o desempenho de estudantes na faixa dos 15 anos, idade em que, supostamente, o ensino básico deve ser concluído.
Outro fato: o objetivo dessa avaliação é comparar os sistemas educacionais de vários países nas áreas de leitura, matemática e ciências. Para identificar se os alunos avaliados sabem a diferença entre fato e opinião, o teste apresenta questões textuais e o estudante deve responder onde estão expressos fatos ou opiniões. A média brasileira de alunos que não demonstraram ter essa habilidade, 67%, ficou bem acima da média dos países da OCDE, que foi de 53%.
Que tipo de problema esse fato indica? Qual a importância de se ter clareza do que é fato e do que é opinião nos conteúdos informativos que acessamos todos os dias?
Você pode até ter a opinião de que não há problema nenhum nisso. Mas vamos te apresentar mais alguns fatos para que você reflita e possa qualificar sua opinião.
O dado objetivo de que 67% dos estudantes não sabem diferenciar fato e opinião (nosso fato de partida) mostra que eles têm dificuldades para compreender textos argumentativos. Nesse mundo de sobrecarga de informação, em que recebemos conteúdos num fluxo contínuo, intermitente e incansável, não entender bem o que se está lendo pode ser uma cilada. Você pode se deixar levar por desinformação. Você pode ser levado a acreditar em informações parciais e com segundas intenções. Você pode até, inadvertidamente, passar pra frente alguma informação que vai prejudicar alguém.
-> Como evitar passar a desinformação para frente? Veja dicas neste post do Blog do IFSC!
Isso é tão relevante que o desenvolvimento da habilidade de distinguir fato de opinião está previsto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), entre as estratégias de leitura a serem trabalhadas nos anos finais do ensino fundamental. O documento define a habilidade EF67LP04:
“Distinguir, em segmentos descontínuos de textos, fato da opinião enunciada em relação a esse mesmo fato. Essa habilidade integra um conjunto bastante amplo de conhecimentos e habilidades relacionados à leitura e processamento de informação, no contexto digital."
Para entender melhor este assunto, conversamos com o professor Kayron Beviláqua, que atua na área de Língua Portuguesa no Câmpus São José. Veja só o que ele nos disse:
“A relação entre fato e opinião gira em torno de como percebemos o mundo e como interagimos com os fenômenos e acontecimentos à nossa volta”.
Segundo ele, o fato é algo objetivo, ou seja, é percebido através do nosso aparato físico, como nossos sentidos:
“Já a opinião sobre o fato é um exercício posterior possibilitado pela nossa subjetividade, ou seja, por aquilo que nos constituiu ao longo da vida como um indivíduo específico, então estão envolvidos: o lugar onde vivemos, as escolas em que estudamos, a nossa profissão, os lugares que frequentamos, etc.”
Como cada um tem uma história única e individual, é possível haver opiniões diferentes sobre um mesmo fato. Mas isso não significa que teremos diferentes fatos em função das várias opiniões:
“Os fatos não mudam, o que mudam são as opiniões sobre eles."
Mas você já deve ter ouvido alguém dizer algo do tipo “eu acho que a Terra é plana, essa é minha opinião”. Como o planeta Terra comprovadamente tem formato esférico, não é possível ter a “opinião” de que ele seja plano, quadrado ou de qualquer outro formato. A Terra esférica é um fato. É algo que tem correspondência com a realidade concreta. Na era da sobrecarga de informação, da desinformação e de batalhas ideológicas polarizadas – que incluem um movimento anticiência muito forte, diga-se de passagem – esse tipo de disputa tem se tornado bastante comum.
-> A ciência anda na defensiva. E o que todos nós temos a ver com isso?
-> Opinião não é Ciência: veja a explicação do professor do IFSC
O professor Kayron dá outro exemplo de como a “disputa” entre fato e opinião pode tomar corpo: na observação de acontecimentos históricos (fatos) e nas interpretações dadas a eles.
“Não é possível questionar o fato de uma bomba atômica ter atingido a cidade de Hiroshima no dia 6 de agosto de 1945, mas pode-se ter diferentes leituras sobre o fato. Se foi uma decisão inevitável, por exemplo, ou se foi um ato de crueldade, desnecessário. “Assim, vale salientar também que não se trata de um vale-tudo de opiniões. As opiniões precisam ter embasamento em evidências, na própria realidade.”
E aí? Será que ficou mais claro para você o que é fato e o que é opinião? Então faça nosso rápido teste para ver se você sabe diferenciar um do outro.
-> Faça o teste: fato X opinião
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