Aberta consulta pública para regulamento das equipes de competição do IFSC

INSTITUCIONAL Data de Publicação: 03 mar 2023 09:57 Data de Atualização: 26 mai 2023 10:10

Está aberta até 16 de março a consulta pública da proposta de regulamento das equipes de competição do IFSC. O regulamento define o que são as equipes, seus objetivos, além de apresentar a forma de criação, coordenação e participação das equipes e detalhar a questão de fomento. As contribuições devem ser feitas por meio de formulário eletrônico.

-> Leia a proposta de regulamento das equipes de competição do IFSC
-> Dê suas contribuições por meio deste formulário

A proposta de minuta do regulamento foi elaborada por um grupo de trabalho formado por servidores da Reitoria e dos câmpus.  O diretor de Pesquisa e Pós-Graduação do IFSC, Clóvis Antônio Petry, explica que a ideia de ter um regulamento vem da necessidade das equipes envolvidas em competições de natureza acadêmica, que estavam oficialmente reconhecidas apenas enquanto tinham projetos de pesquisa ou extensão vigentes pelos editais do IFSC. No entanto, quando não havia projetos vigentes, as equipes tinham dificuldades em conseguir apoio para as diversas demandas em termos logísticos, carga horária dos envolvidos, dentre outras. “Além disso, muitas equipes são permanentes, então é importante que tenham o reconhecimento institucional para períodos de tempo maiores do que aqueles dos editais de fomento, por exemplo”, destaca. 

A consulta pública tem por objetivo permitir a participação e contribuição da comunidade acadêmica. “Entendemos que quanto mais olhares tivermos sobre a proposta de regulamento, melhor será o atendimento das demandas das equipes de competição, que tem características muito diferentes conforme as áreas do conhecimento, projetos desenvolvidos e eventos que organizam ou participam”, ressalta Petry.

Após a consulta pública, o grupo de trabalho irá consolidar as contribuições e enviar ao Colegiado de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFSC (Cepe) para discussão e aprovação. A expectativa é que o regulamento seja aprovado no mês de abril deste ano.

Equipes de competição do IFSC

Atualmente, alguns câmpus do IFSC já contam com equipes de competição. São elas:

- Grupo de Foguetes (Câmpus Gaspar)
- FRC5800 - Magic Island Robotisc Team (Câmpus Florianópolis)
- Zênite Solar (Câmpus Florianópolis)
- Atlas E. Racing (Câmpus Florianópolis)
- EV-IFSC (Câmpus Florianópolis)
- Equipe de Drones (Câmpus Florianópolis)
- Gralha Azul Aerodesign (Câmpus Lages)
- Leão Baja (Câmpus Lages)

Após a aprovação do regulamento, as equipes já existentes poderão se credenciar no câmpus, que irá emitir portaria com os detalhes sobre a coordenação da equipe, carga horária dos envolvidos, área de atuação e período de vigência, dentre outras informações relevantes e específicas conforme cada caso. “O processo será simples e objetiva que as equipes possam, com celeridade, estarem oficialmente reconhecidas pelo IFSC”, afirma Petry. O mesmo processo será aplicado a equipes novas que sejam criadas ao longo do tempo.

Veja algumas notícias que já foram publicadas sobre as equipes do IFSC:

-> Equipe formada no IFSC representará o Brasil em competição de Robótica na Tailândia
-> Grupo de foguetes de Gaspar é a única equipe formada por estudantes do Ensino Médio técnico em competição internacional
-> Equipe de robótica do Câmpus Florianópolis é finalista do 1º Festival Internacional
-> Equipe Zênite Solar é campeã do Desafio Solar Brasil 2022 e conquista pela 6ª vez o Prêmio de Inovação
-> Alunos do Câmpus Lages trabalham em projeto de aerodesign

INSTITUCIONAL