Caminhada vai abordar a passagem de Fritz Müller por Florianópolis

EVENTOS Data de Publicação: 01 nov 2022 17:07 Data de Atualização: 01 nov 2022 18:07

Estão abertas até quarta-feira, 2 de novembro, as inscrições para a caminhada “Seguindo os Passos de Fritz”, atividade alusiva ao bicentenário de nascimento do cientista, naturalista e professor Fritz Müller (1822-1897). A ação vai ocorrer no Centro da capital catarinenseo domingo, 6 de novembro, e é organizada por estudantes do curso técnico em Eventos do Câmpus Florianópolis-Continente do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas na página criada para o evento.

O alemão naturalizado brasileiro Johan Friedrich Theodor Müller, mais conhecido como Fritz Müller, fez valiosas contribuições à teoria da evolução, do inglês Charles Darwin, e viveu em Florianópolis (na época, ainda chamada Desterro) por 11 anos. 

Nascido em Erfurt, na Alemanha, em 31 de março de 1822, emigrou para o Brasil e chegou a Blumenau em 1852. Depois, foi convidado para lecionar em Desterro (atual Florianópolis), cidade à qual chegou em 1856. Ele fixou residência na Praia de Fora, atual Beira-Mar Norte.


Após receber de presente o livro A origem das espécies de Charles Darwin, e se encantar com a teoria proposta pelo cientista inglês, Müller encontrou nas coletas de crustáceos que realizava na Praia de Fora elementos que auxiliaram na comprovação das ideias que, à época, revolucionaram a ciência.

A caminhada tem como objetivo contar, através da história, da arquitetura, dos monumentos e das marcas que transformaram a cidade, a passagem de Müller pela capital catarinense. Ela partirá do Memorial do Miramar (Praça Fernando Machado) e terá sete paradas até chegar ao Trapiche da Beira-Mar Norte. Durante o trajeto, que será conduzido pela guia de turismo Giana Paludo Giombelli e por professoras do curso de Eventos, haverá paradas para a realização de algumas atividades, incluindo um lanche.

Mais informações no site do evento.

Programação


Data: 06/11/2022 (domingo)

9h - 9h30 - Recepção aos participantes

9h30 - Início da Caminhada (paradas Memorial do Miramar, Alfândega, Mercado Público, Armazém Rita Maria, Clubes de Remo, Forte de Santana e Trapiche da Beira Mar).

11h30 - Encerramento da atividade

EVENTOS CÂMPUS FLORIANÓPOLIS-CONTINENTE