Câmpus Araranguá promove atividades da Semana do Meio Ambiente

EVENTOS Data de Publicação: 31 mai 2022 13:41 Data de Atualização: 31 mai 2022 13:50

Para marcar o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, o Câmpus Araranguá do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) realiza uma série de atividades, de 6 a 9 de junho. A programação é organizada pelo grupo de trabalho Temas Transversais em Educação.

De acordo com a professora de Biologia, Rosabel Bertolin Daniel, a programação foi pensada para que fosse diversificada e contasse com a participação dos estudantes, promovendo uma ampla discussão sobre temas ambientais no Câmpus Araranguá.

“Promover uma atividade relacionada ao meio ambiente nas instituições de educação sempre é muito importante, visto que a cada ano só aumentam os impactos da ação antrópica sobre os ecossistemas, como destruições de florestas, poluição de rios e mares, uso de agrotóxicos, extinção de espécies, lixo, consumo descontrolado de recursos naturais. Os alunos estão envolvidos com o evento desde o início de maio, realizando pesquisas sobre os temas previamente selecionados para cada turma dos cursos técnicos integrados envolvida com a atividade”, explica.

A programação começa na segunda-feira (6), com apresentações dos alunos sobre temas como resíduos sólidos, mineração, agrotóxicos, desmatamento e sustentabilidade. Haverá painéis e também apresentações no auditório. Ao final do evento, será realizado um plantio de árvores nativas no Câmpus. 

Confira a programação:

Segunda-feira (6 de junho)
Apresentações dos estudantes sobre Sustentabilidade, Mineração, Agrotóxicos, Desmatamento e Lixo

Quarta-feira (8 de junho), 7h45
Palestra sobre Gestão de Resíduos Sólidos no Câmpus Araranguá, com Renato Diaz.
- Apresentação do projeto "Cata aqui, cata ali, cata acolá: desenvolvimento de postos de coleta seletiva em Balneário Arroio do Silva", pelas alunas Caroline Mota Pereira e Helena da Silva dos Santos.

Quinta-feira (9 de junho)
Conversa com recicladores de Araranguá
Plantio de mudas nativas no Câmpus

Mutirão de Limpeza

Ainda no contexto da Semana do Meio Ambiente, o Câmpus Araranguá participará, no dia 25 de junho, de um mutirão de limpeza que será realizada no Beco das Dunas, em Morro dos Conventos. A atividade será realizada num sábado, a partir das 13h30. A iniciativa é do projeto socioambiental “A Praia é Nosso Pico”. A comunidade está convidada a participar. Após o recolhimento do lixo, o Câmpus atuará na classificação e sistematização dos resíduos encontrados.

CÂMPUS ARARANGUÁ EVENTOS