INSTITUCIONAL Data de Publicação: 11 abr 2024 02:30 Data de Atualização: 12 abr 2024 11:15
O Câmpus Florianópolis realiza neste semestre diversas ações contra o cyberbullying (bullying - comportamento repetido, com intuito de assustar, enfurecer ou envergonhar aqueles que são vítimas dele - realizado por meio das tecnologias digitais). As atividades são organizadas pela Coordenadoria Pedagógica do câmpus e têm origem no Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola, em 7 de abril.
Uma das ações foi a oficina "A vida em rede: entre o uso saudável e o uso abusivo dos recursos tecnológicos", que teve como público-alvo as primeiras fases dos cursos técnicos integrados. O principal objetivo foi sensibilizar os estudantes para o uso consciente do celular e das redes sociais.
“Foi um momento rico, de trocas e que possibilitou aos jovens refletir sobre a necessidade de usar os recursos tecnológicos de maneira responsável”, comenta a coordenadora pedagógica do Câmpus Florianópolis, Lívia de Mello Reis.
Uma pesquisa da Organização Mundial da Saúde (OMS) de 2022 e que foi apresentada na oficina mostrou que um em cada seis jovens de 11 a 15 anos sofreu cyberbullying. A pesquisa foi baseada em questionários aplicados a 279 mil crianças e adolescentes de 44 países da Europa e Ásia Central, além do Canadá.
Ainda estão previstas capacitações para servidores - adiada em função da greve dos trabalhadores do IFSC - e estudantes sobre o tema e uma campanha com material gráfico elaborado pela Assessoria de Comunicação e Marketing do câmpus. Haverá cartazes fixados nos murais do e a divulgação do conteúdo nas redes sociais.