INSTITUCIONAL Data de Publicação: 04 dez 2019 11:10 Data de Atualização: 04 dez 2019 11:37
Os dois candidatos ao cargo de reitor nas eleições do IFSC, André Dala Possa e Maurício Gariba Júnior, participaram na tarde desta terça-feira (3) do último debate deste processo eleitoral. Aberto a estudantes e servidores, o evento foi realizado no auditório da Reitoria e transmitido pela IFSC TV no YouTube.
O segundo turno das eleições para o cargo de reitor acontece nesta quinta-feira (5), nos 22 câmpus e na Reitoria do IFSC.
O debate teve duração total de aproximadamente duas horas, e iniciou com as apresentações pessoais dos candidatos, com duração de 7 minutos cada um. Pela definição do sorteio realizado pela Comissão Eleitoral Central, o primeiro a falar foi Gariba, seguido por André.
No segundo bloco, os candidatos puderam fazer perguntas entre si em duas rodadas – na primeira com temas sorteados, e na segunda, com temas livres. Cada candidato só pôde responder a uma pergunta por rodada. Pelo sorteio, Gariba foi o primeiro a perguntar e questionou seu oponente sobre a curricularização da extensão.
Depois, foi a vez de André questionar Gariba sobre o sistema Sistema Integrado de Gestão (SIG) e sobre as propostas para melhoria do sistema e da governança da Tecnologia de Informação (Tis).
A flexibilização da jornada de trabalho dos técnicos administrativos foi o tema da questão seguinte, feita por André a Gariba, e abrindo a roda de perguntas de temas livres. O quarto questionamento partiu de Gariba para André sobre quais ações serão propostas no que re refere a ensino. Em sua última pergunta com tema livre, Gariba questionou André sobre a postura de sua gestão quanto ao Future-se, iniciativa do Governo Federal. Encerrando o bloco, André questionou o oponente sobre iniciativas para a formação integral do aluno.
Participação do público
O terceiro bloco contou com a participação do público, seja o que estava na plateia do auditório ou aquele que acompanhava o debate pela transmissão online. Segundo regulamento do debate, estavam previstas perguntas para ambos candidatos de representantes discentes, docentes e técnico-administrativos.
O primeiro questionamento sobre ações de André e Gariba quanto ao incentivo a empresas júniores, atléticas, grêmios estudantis, em câmpus onde ainda não existem partiu de um aluno que estava no auditório da Reitoria. A pergunta oriunda da categoria dos professores, presentes na plateia, especulou sobre o que os dois candidatos fizeram pela comunidade acadêmica enquanto gestores do IFSC. Por fim, os presentes no debate participaram diretamente através do questionamento do representante dos técnico-administrativos sobre a atuação/compromisso de André e Gariba em caso de intervenção por parte do Governo Federal na nomeação do futuro reitor do Instituto.
A partir daí, as perguntas aos candidatos chegaram pela participação de internautas. O aluno do Câmpus Florianópolis questionou André e Gariba sobre o que farão para aproximar indústrias e empresas locais para viabilizar parcerias com o instituto federal. Um docente do Câmpus Garopaba que acompanhava o debate online questionou os candidatos sobre o que entendem por ensino integrado. O terceiro bloco terminou com a pergunta de um técnico-administrativo da Reitoria sobre a visão de cada um dos candidatos sobre os órgãos de controle que atuam no IFSC.
O quarto e último bloco foi direcionado a considerações finais, com duração de cinco minutos para cada um dos candidatos. O André foi o primeiro a falar, seguido por Maurício Gariba.
O debate no auditório da Reitoria foi organizado pela Comissão Eleitoral Central (CEC). O mediador do debate foi o egresso do curso Tecnologia em Mecatrônica Industrial, Tainan Mariano. O segundo turno acontece das 9h às 21h desta quinta-feira (5). A apuração inicia na sequência e poderá ser acompanhada pelo twitter.