Conheça a servidora: Patricia Ines Schwab

INSTITUCIONAL Data de Publicação: 25 jul 2022 15:37 Data de Atualização: 25 jul 2022 15:39

O Informativo do Câmpus São Lourenço do Oeste apresenta, neste mês, a servidora Patricia Ines Schwab, que atua como professora de Administração no IFSC.

Há quanto tempo trabalha no IFSC Câmpus SLO? E em qual área/setor atua? 
Trabalho no IFSC como professora substituta na área da Administração desde fevereiro de 2022.

Qual sua formação acadêmica?
Sou bacharela em Administração, especialista em Cooperativismo e mestra em Desenvolvimento Regional. Participei também do Programa de Aperfeiçoamento Profissional em Agropecuária na Alemanha pela instituição DEULA – Nienburg (2016-2017).

Com quais temas você mais se identifica no desenvolvimento de pesquisas/estudos ou experimentos? 
Desde a graduação participei de projetos de monitoria, os quais tinham por intuito incentivar a prática docente. Além disso, estive envolvida em projetos de pesquisa e extensão que visavam o estudo do desenvolvimento territorial, em especial os rurais. Minhas áreas de interesse em pesquisa são: Administração geral, Cooperativismo, Desenvolvimento rural e regional, Gestão de empresas rurais, Sucessão rural e Mercados do agronegócio.

Quais projetos (pesquisa, ensino ou extensão) está desenvolvendo atualmente ou pretende desenvolver no campus?
A Alemanha me apresentou uma realidade rural muito diferente da vivenciada aqui no Brasil, principalmente no que diz respeito a tecnologia, logística e eficiência energética. Desde então venho estudando sobre as Smart Villages – Áreas rurais competitivas e inteligentes. Este tema está diretamente relacionado com as três seguintes prioridades: promover a transferência de conhecimento e inovação na agricultura; aumentar a viabilidade agrícola e a competitividade de todos os tipos de agricultura em todas as regiões e promover tecnologias agrícolas inovadoras e a gestão sustentável; e promover a organização da cadeia alimentar, incluindo processamento e comercialização de produtos agrícolas, bem-estar animal e gestão de riscos na agricultura. O tema em questão é amplamente discutido na Europa e venho estudando sua aplicabilidade e experiências já existentes no Brasil, bem como o papel do cooperativismo para o desenvolvimento de áreas rurais.

Indique um filme ou livro da sua área de atuação
Para os estudiosos da Administração e do mundo dos negócios, indico o livro "A Meta: um Processo de Melhoria Contínua", de Eliyahu M. Goldratt. Best-Seller na área da Administração, o livro aborda os princípios de funcionamento de uma indústria, questionando o porquê de ela funcionar de determinada forma e como seria possível solucionar os problemas de empresas que estão com atrasos na produção e baixa receita. Com resultados alcançados na prática, o processo de melhoria contínua desenvolvido por Goldratt pode ser aplicado também em outras organizações.

 
INSTITUCIONAL CÂMPUS SÃO LOURENÇO DO OESTE NEWS