Egressas do Programa Mulheres Sim produzem cosméticos naturais que aprenderam em curso de extensão do IFSC

EXTENSÃO Data de Publicação: 29 mar 2023 16:35 Data de Atualização: 31 mar 2023 07:29

Quando começaram o curso de “Geração de renda e valorização do trabalho feminino”, do Programa Mulheres Sim no Câmpus Itajaí, muitas estudantes não tinham a dimensão de como os conhecimentos aprendidos poderiam de fato significar uma nova fonte de renda. As mais de 20 estudantes, a maior parte selecionadas pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) do município de Itajaí, aprenderam ao longo de três meses do curso a produzir uma série de produtos de higiene e limpeza naturais como desinfetantes, desodorantes, sabonetes, sabão líquido, protetor labial e cremes anti-inflamatórios e participaram de feiras de economia solidária onde puderem expor e vender seus produtos.

Após o encerramento do curso, três egressas resolveram se unir para continuar a produzir e comercializar os produtos. Marcilene Vieira, Thalita de Oliveira e Célia Fernandes estão produzindo os produtos em casa e vendem
através do Instagram @naturalcosmeticstcm e em feiras de economia solidária. “Estávamos sem trabalhar e com os produtos que aprendemos no curso e a amizade que formamos, veio a vontade de ganhar o nosso dinheiro e colocar em prática o que aprendemos. Hoje estamos muito felizes. Participar do curso foi muito gratificante e me ajudou a superar muitos medos, o que me ajudou a me ver de uma outra forma pela qual eu não conseguia”, comenta a egressa Marcilene Vieira.

 

Egressa começa curso de Engenharia Elétrica no IFSC

Há casos também de egressas que, ao conhecerem o IFSC através do curso do programa Mulheres Sim, resolveram voltar para estudar no Câmpus. Esse é o caso da Verônica Ribeiro que agora faz Engenharia Elétrica. “Antes de fazer o curso, eu não conhecia o IFSC, só havia passado pela frente. Vim fazer o Mulheres Sim junto com a minha filha e fomos inscritas pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).”
Em um das aulas s
obre noções de eletricidade, Verônica conta que o conhecimento que ela tinha na área chamou a atenção do professor que a questionou “nunca pensou em fazer Engenharia Elétrica?”. Ela conta que foi esse o start que precisava. “Foi quando de fato comecei a pensar em fazer o curso no Câmpus Itajaí, participei da seleção pelo histórico escolar e comecei o curso agora em março deste ano.”
Verônica conta que este era um sonho da família. “Eu lembro do meu pai que me chamava para mostrar para os amigos dele
como eu era boa em tabuada e inglês e ele dizia que eu seria engenheira ou arquiteta.”
Para fazer o curso, Verônica precisou fazer algumas alterações na sua rotina.“Minha mãe veio morar comigo
e agora no tempo em que não estou no IFSC um período me dedico a estudar e no outro trabalho como motorista de aplicativo. Estou gostando muito do curso, só fico com pena de não poder me dedicar mais.”

Programa Mulheres Sim

O Mulheres Sim é um programa de extensão, criado em 2014,
que tem como objetivo a valorização da mulher, o acesso aos direitos, cidadania e possibilidades de geração de renda e é destinado a mulheres com mais de 15 anos, em vulnerabilidade social e preferencialmente sem escolaridade. O programa está vinculado à Pró-reitoria de Extensão (Proex) do IFSC.
 

EXTENSÃO CÂMPUS ITAJAÍ