Eleições IFSC 2025: Conheça as propostas dos candidatos à Direção-Geral do Câmpus Florianópolis

INSTITUCIONAL Data de Publicação: 24 abr 2025 14:15 Data de Atualização: 25 abr 2025 14:49

O IFSC realiza, em 15 de maio , as eleições para o cargo de reitor e de diretores-gerais de 22 câmpus. Para a Direção-Geral do Câmpus Florianópolis, concorrem dois candidatos: Giovani Cavalheiro Nogueira e Rogério de Souza Versage.

Todas as informações sobre o pleito estão no site das Eleições 2025

A Coordenadoria de Jornalismo do IFSC solicitou que os candidatos destacassem suas propostas para alguns temas e determinou prazo até as 23h59 do dia 17 de abril e tamanho específico para as respostas. Confira abaixo as propostas na íntegra conforme foram enviadas:

Estudantes:

Giovani: Buscaremos implantar o Restaurante Estudantil. Fortaleceremos o apoio ao estudante com melhorias na infraestrutura, incluindo espaços de descanso, convivência e internet, descanso e acesso aos computadores e internet. Promoveremos ações de saúde mental, cultura, arte e esportes, além de incentivar a participação por meio do Grêmio, Atléticas e eventos. Desejamos criar um projeto de arte e música nos intervalos do almoço, o IFSC 12h30. Também apoiaremos o desenvolvimento profissional com parcerias para estágios e cursos práticos, fortalecendo a cidadania e a empregabilidade.

Rogério: Nosso compromisso é com a permanência, o êxito e o protagonismo estudantil. Propomos melhorias em banheiros e áreas comuns, com modernização das instalações. Buscaremos oportunidades para implantação do restaurante estudantil, ampliando o acesso à alimentação adequada. Defendemos a formação integral por meio de projetos permanentes de arte e cultura. Vamos incentivar empresas juniores, escritórios modelo, equipes de competição e grupos de representação estudantil. Também queremos fortalecer o esporte, com ações como bolsa atleta e valorização das equipes. Ainda, atuaremos na captação de recursos extraorçamentários para alimentação, moradia e transporte.

Docentes:

Giovani: A valorização docente será prioridade, com foco em capacitação contínua, infraestrutura de qualidade, suporte técnico e resgate da Semana Pedagógica. Vamos ampliar ações de qualidade de vida e saúde ocupacional, incentivar a pesquisa e extensão, e promover espaços de integração e troca entre colegas. A participação nas decisões será fortalecida com escuta ativa e gestão transparente, criando condições para o pleno exercício da docência e da cidadania.

Rogério: Valorizamos a atuação docente e propomos ações para fortalecer a prática pedagógica e a formação continuada. Vamos reformular a Semana Pedagógica, promovendo trocas de experiências e práticas inovadoras desenvolvidas no câmpus. Propomos o fortalecimento dos editais de ensino, com mais apoio a projetos que integrem teoria e prática, incentivem metodologias ativas e inovação pedagógica, alinhados às necessidades dos cursos. Também buscaremos ampliar a participação  de servidores em eventos, intercâmbios e missões internacionais nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, promovendo conexões e novas oportunidades.

Técnicos Administrativos:

Giovani: Nosso compromisso é com a valorização dos TAEs por meio da ampliação do PGD, da promoção da saúde no trabalho e da retomada do PQVT. Trabalharemos na melhoria das condições laborais, com infraestrutura adequada, automação de processos e capacitação contínua. Vamos garantir canais de escuta e participação nas decisões, além de ações que reforcem a integração e o bem-estar. Buscaremos oportunizar o desenvolvimento e reconhecimento profissional.

Rogério: Nosso compromisso é valorizar os técnicos administrativos e fortalecer sua atuação nas diversas áreas do câmpus. Propomos aprimorar a implementação do Programa de Gestão de Desempenho (PGD), valorizando resultados tanto no trabalho presencial quanto no teletrabalho. Defendemos a criação de uma política de movimentação interna transparente, que contribua para o desenvolvimento profissional e a eficiência institucional. Também vamos atuar na sistematização das rotinas administrativas e acadêmicas, promovendo maior previsibilidade, clareza e agilidade nos processos internos, em benefício de toda a comunidade.

Gestão:

Giovani: Assumimos o compromisso com uma gestão participativa, transparente e dialogada. Reuniões regulares com a comunidade, divulgação das decisões e escuta ativa nortearão nossas ações. Transmissão ao vivo das reuniões do Conselho de Gestão. Trabalharemos com planejamento estratégico alinhado ao PDI, promovendo eficiência e inclusão. Reavaliaremos contratos e ampliaremos os espaços físicos, com foco em acessibilidade, sustentabilidade e memória institucional. Vamos garantir infraestrutura adequada e buscar recursos externos para obras e melhorias estruturais.

Rogério: Defendemos uma gestão democrática, transparente, participativa e alinhada às necessidades do câmpus. Propomos a criação de um fórum de integração com a Reitoria para fortalecer o alinhamento estratégico. Valorizaremos o Colegiado e o Conselho de Gestão, garantindo infraestrutura adequada, suporte administrativo e a transmissão de suas reuniões. Realizaremos processos seletivos para a escolha das assessorias da Direção-geral. Lançaremos o programa “Ótimo Lugar para Trabalhar”, incentivando ambientes saudáveis. Vamos fortalecer o QVT, com ações de saúde mental, salas de convivência e eventos de integração. Atualizaremos o Plano Diretor com ampla participação e propomos uma matriz orçamentária aprimorada, com PAT participativo.

Ensino, Pesquisa e Extensão:

Giovani: O candidato não enviou as propostas dentro do prazo solicitado.

Rogério: Vamos fortalecer a integração entre ensino, pesquisa e extensão, ampliando oportunidades e valorizando o protagonismo estudantil. Propomos a criação de um Escritório de Apoio a Projetos, com suporte técnico e administrativo à submissão e gestão de ações institucionais. Fomentaremos a curricularização da extensão por meio de editais, auxílios e apoio direto aos cursos. Vamos ampliar a participação do câmpus em iniciativas externas, estimulando a prospecção de projetos junto a empresas, ONGs e instituições públicas. Defendemos a criação de um fórum de representação externa e extensão, promovendo parcerias estratégicas. Também propomos o fortalecimento de empresas juniores, núcleos de empreendedorismo e grupos PET, com incentivo à inovação e à relação com o setor produtivo. Ainda, criaremos editais específicos para viabilizar a participação de estudantes em eventos, intercâmbios e experiências acadêmicas internacionais, ampliando horizontes e oportunidades.

Sobre os candidatos


Nome: Giovani Nogueira

Redes sociais: Instagram - @prof_giovani_nogueira

Breve currículo: Professor do Departamento Acadêmico de Saúde, desde 2005. Possui bacharelado e licenciatura em Enfermagem e Obstetrícia, além de especialização em Pedagogia na Área da Saúde e Formação Profissional de Jovens e Adultos (Proeja) integrada ao Ensino Médio. Mestre em Enfermagem e, ao longo de sua carreira no IFSC, foi coordenador do curso de graduação em Gestão Pública (2013-2015), chefe do DASS (2011-2012) e diretor de Ensino do câmpus (2016-2019). Candidato com a chapa 321 Renova Câmpus Floripa.

Componentes da chapa (informações retiradas do plano de gestão enviado à Comissão Eleitoral Central):

  • Reginaldo Campolino Jaques (vice-diretor)
  • Andresa Silveira Soares (Direção de Ensino)
  • Cynthia Beatriz Scheffer (Direção de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão)
  • Luiz Fernando de Souza (Direção de Administração)

Para conhecer as propostas do plano de gestão do candidato, clique aqui.


Nome: Rogério de Souza Versage

Redes sociais: Instagram - @colmeia111

Site:  http://www.colmeia111.com.br/

Breve currículo: Para a Direção-geral do Câmpus Florianópolis, Rogério e Golberi apresentam uma equipe com Michely, Daiane e Vilson. Com sólida experiência em ensino, pesquisa, extensão e gestão, formam uma direção comprometida com diálogo, inclusão e eficiência. Nossa equipe vai construir, com a comunidade, um câmpus ainda mais acolhedor, inovador e conectado aos desafios atuais. Queremos unir pessoas, ideias e ações. Somos todos 1 só IFSC Floripa! #colmeia111

Componentes da chapa (informações retiradas do plano de gestão enviado à Comissão Eleitoral Central):

  • Golberi de Salvador Ferreira (vice-diretor)
  • Michely de Melo Pellizzaro (Direção de Ensino)
  • Daiane Cristini Barbosa de Souza (Direção de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão)
  • Vilson Lüdke (Direção de Administração)

Para conhecer as propostas do plano de gestão do candidato, clique aqui.

INSTITUCIONAL CÂMPUS FLORIANÓPOLIS