Entidades que promoveram o projeto “Meninas Cientistas” recebem homenagem do Instituto Rogério Rosa

EXTENSÃO Data de Publicação: 11 mai 2023 19:05 Data de Atualização: 11 mai 2023 19:08

Nesta quarta-feira (10), representantes do Câmpus Itajaí, do Rotary Club e da secretaria de educação de Balneário Camboriú receberam uma homenagem do Instituto Rogério Rosa pelo trabalho realizado em 2022 no projeto “Meninas Cientistas”, que era voltado a estudantes do ensino fundamental da rede municipal de ensino das escolas CAIC Airton Senna da Silva e Tomaz Francisco Garcia. O projeto foi viabilizado através de recursos de edital promovido pelo Instituto Rogério Rosa.

O “Meninas Cientistas” buscava promover o empoderamento de estudantes e a motivá-las a seguirem seus estudos em áreas de exatas, tecnologia da informação e engenharia. Professores e estudantes do Câmpus Itajaí trabalharam na estruturação do curso e na oferta de oficinas de programação, robótica e arduinos para as estudantes.

Durante o curso, realizado de maio a outubro, elas trabalharam linguagem de programação JavaScript e Python e com o Scratch, além de conhecerem empresas de tecnologia da informação e comunicação em Florianópolis, o câmpus Itajaí do IFSC e a UFSC. “Eu sou professora há 23 anos e nunca havia trabalhado com meninas tão jovens e foi muito importante ver como projeto impactou a vida delas e das famílias. Agora pretendemos replicar o projeto aqui mesmo no Câmpus Itajaí, mas voltado para estudantes dos cursos técnicos integrados”, avalia a professora do Câmpus Itajaí Fernanda Argoud, que foi uma das docentes envolvidas no projeto.  

 Os recursos para o projeto foram viabilizados pelo Instituto Rogério Rosa e foram utilizados para pagamento de bolsistas e para estruturação do laboratório de informática, com computadores e kits de robô, para as escolas participantes.

 

EXTENSÃO CÂMPUS ITAJAÍ