INSTITUCIONAL Data de Publicação: 29 ago 2023 11:19 Data de Atualização: 29 ago 2023 11:38
O Grupo de Foguetes do Câmpus Gaspar do IFSC (GFIG) foi uma das equipes participantes do Latin American Space Challenge (Lasc), maior competição experimental de engenharia de foguetes e satélites da América Latina. O evento foi realizado neste final de semana em Tatuí (SP). O resultado com a classificação geral ainda não foi divulgado.
Mais 145 projetos participaram dos lançamentos de foguete com objetivo de aplicar uma metodologia baseada em projeto para ensino de STEM, que é a sigla de Science, Technology, Engineering & Mathematics, ou seja, ciência, tecnologia, engenharia e matemática. A competição é dividida em duas categorias: a “rocket challenge” (apogeu de meio quilômetro para foguete com sistema de propulsão sólido; apogeu de um quilômetro para foguete com sistema de propulsão sólido; apogeu de um quilômetro para foguete com sistema de propulsão híbrido ou líquido; apogeu de três quilômetros para foguete com sistema de propulsão sólido; e apogeu de três quilômetros para foguete com sistema de propulsão híbrido ou líquido) e a “satellite challenge” (projeto de satélite no estilo PocketQube ou CanSat e satélite estilo CubeSat). Formada por 14 pessoas, sendo três professores e 11 alunos de diversos cursos do Câmpus Gaspar, a equipe do IFSC levou dois foguetes para a competição deste ano, participando de das categorias com apogeu de 500 metros e a com apogeu de um quilômetro.
A equipe vem se preparando há quase um ano para a competição. “O foguete foi um trabalho em equipe onde cada um tinha uma parte em sua responsabilidade, como a propulsão, recuperação, marketing, entre outros”, conta a Vitória Martins Bruns. Para ela, entrar para a equipe foi uma das melhores decisões que já tomou. “Dentro do projeto, consegui expandir muito a minha noção sobre a física e como realmente ela pode atuar em cima de um foguete, além de aprender também como o trabalho em equipe é importante, além da organização e de um bom projeto”, destaca.
O professor de física do Câmpus Gaspar Maurício Justino, um dos líderes do grupo de foguetes e que acompanhou os alunos na competição, ressalta os benefícios que essa atividade traz para os estudantes. “Eles têm que testar muitos conhecimentos aprendidos em sala de aula e colocá-los em prática, semelhante ao que eles vão fazer em uma empresa, então isso favorece muito o aprimoramento não só intelectual como profissional do aluno”, afirma.
-> Entenda melhor como funcionam as equipes de competição do IFSC neste post do Blog do IFSC
Esta é a quinta vez que o IFSC participa do Latin American Space Challenge. “Somos uma das poucas equipes que já participaram de todas as edições”, afirma Vitória.
O GFIG participou da primeira edição em 2019, sendo premiado na categoria "Payload Challenge by PION, Winner", ficando em 12° na colocação geral e em 5° na categoria de apogeu de 1km com propelente sólido. Em 2020, o grupo se inscreveu nos desafios de foguete e satélite, ficando em 12° na categoria apogeu de 1km com propelente sólido e 5° na categoria CanSat. Já em 2022, a equipe do IFSC ficou na 15ª colocação geral, 4° na categoria de foguete até 500 metros de apogeu com propelente sólido e 9ª colocação na categoria de apogeu até 1km com propelente sólido. A equipe agora pretende fazer melhorias nos projetos, além de começar a participar do lançamento de satélites no próximo ano.
Confira a composição atual do Grupo de Foguetes do Câmpus Gaspar do IFSC:
- Anna Júlia Marchiori Fiorin - Estudante da segunda fase do curso técnico integrado em Química
- Guilherme Neuber Knop - Estudante da segunda fase do curso técnico integrado em Química
- Helena Wandalen Oliveira Pereira - Estudante do segundo semestre do curso superior de tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
- Jaison Tomé Machado - Estudante da quarta fase do curso técnico integrado em Química
- Jenifer Deschamps Fernandes - Estudante da segunda fase do curso técnico integrado em Química
- Larissa Waltrick Ferreira da Silva - Estudante da quinta fase do curso técnico integrado em Química
- Leonardo Ronald Perin Rauta - Professor do IFSC
- Maurício Justino - Professor do IFSC
- Nicolas Ricardo Maba - Estudante da sexta fase do curso técnico integrado em Informática
- Vitor Hugo Müller - Estudante da segunda fase do curso técnico integrado em Química
- Vitória Mara Dias - Estudante da segunda fase do curso técnico integrado em Química
- Vitória Martins Bruns - Estudante da última fase do curso técnico integrado em Química
- Winnie Queiroz Brandão - Professora do IFSC
- Yuri Gustavo Teixeira - Estudante da quarta fase do curso técnico integrado em Química
-> Saiba mais sobre as equipes de competição do IFSC