Equipe do Câmpus Lages publica livro sobre processamento e análise de alimentos

PESQUISA Data de Publicação: 02 abr 2023 14:16 Data de Atualização: 06 abr 2023 17:13

Foi publicado no início do mês de março o livro "Metodologias Experimentais Aplicadas à Qualidade de Alimentos com Enfoque Agroindustrial". Em formato e-book, a publicação foi feita pela editora do IFSC e tem como temática principal o processamento e análise de alimentos e química analítica aplicada a alimentos. Os organizadores são William Gustavo Sganzerla e Ana Paula de Lima Veeck, aluno à época da elaboração do livro e docente da área de ambiente e saúde do Câmpus Lages do IFSC, respectivamente.

Projeto recebeu apoio com recursos financeiros da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação do IFSC (PROPPI), do CNPq e do Câmpus Lages. São autores dos capítulos: Ana Letícia Andrade Ferreira, Aline Priscilla Gomes da Silva (pesquisadora na Michigan State University), Cleonice Gonçalves da Rosa (docente da universidade do Planalto Catarinense - Uniplac), Gabriel Bachega Rosa, Jhonatan da Silva, Jocleita Peruzzo Ferrareze, Leandra Oliveira Xavier, Michael Ramos Nunes, Mônia Stremel Azevedo, Natiele Correia Veloso e Rosane Schenkel de Aquino, além dos organizadores. Os não caracterizados da lista são vinculados ao câmpus.

"A publicação foi resultado de alguns projetos, onde para cada parte deles tínhamos que adaptar métodos analíticos para as condições disponíveis. Fizemos isso para muitos métodos clássicos utilizados pelos grupos de pesquisa, incluindo a parte físico-química, extração e quantificação de compostos bioativos, análises microbiológicas e enzimáticas", explica William Gustavo Sganzerla, um dos organizadores. William era estudante do curso técnico em Biotecnologia do Câmpus Lages à época da organização do livro. Além da biotec, ele também cursou Análises Químicas no câmpus. Atualmente, é aluno do doutorado da Faculdade de Engenharia de Alimentos da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) em intercâmbio na Dinamarca.

"Eu acredito que usufrui de uma instituição pública onde todos os brasileiros deveriam ter acesso. Considero o IFSC Lages uma ótima instituição de ensino, com excelentes professores, mas o maior promotor do conhecimento é o aluno em si e não a instituição, visto que a dedicação e o empenho devem partir de nós (alunos). O câmpus é um bom lugar para estudar e se qualificar profissionalmente, mas na minha avaliação, isso é o que toda instituição pública deveria oferecer à comunidade", completa William. Ao longo da formação no IFSC ele participou de projetos de pesquisa como bolsista de pesquisa.

Acesse o conteúdo completo e o e-book na íntegra.

 

PESQUISA CÂMPUS LAGES