Estudantes do Câmpus Criciúma avaliam curso de Licenciatura em Química

CÂMPUS CRICIÚMA Data de Publicação: 26 out 2022 17:01 Data de Atualização: 26 out 2022 17:07

Estudantes de Licenciatura em Química do Câmpus Criciúma tiveram a oportunidade de avaliar e propor mudanças no curso, durante a quinta edição o Seminário de Avaliação realizado no dia 18 de outubro, dentro da programação da Semana Tecnológica. O evento, realizado desde 2017, permite a sistematização de propostas que são incorporadas pelo curso ao longo dos anos.

“Este evento é um dos momentos em que os alunos do curso têm a oportunidade de expor suas opiniões e sugerir melhorias. Muitas das sugestões e pedidos apresentados em edições anteriores serviram de base para a recente revisão do nosso Projeto Pedagógico do Curso, além de mudanças mais simples que vêm sendo implantadas ao longo dos anos”, explica o professor Luciano Dias da Silva, coordenador da Licenciatura em Química.

O Seminário de Avaliação foi organizado pelos estudantes da disciplina Estágio Supervisionado IV, que conversaram previamente com os colegas para levantar as principais questões a serem discutidas no evento. Os professores e estudantes se dividiram em quatro grupos temáticos e, em um segundo momento, apresentaram um resumo das propostas para os demais participantes. Um resumo das discussões será encaminhado ao Núcleo Docente Estruturante (NDE) para avaliação.

Em outras edições, foi através do Seminário de Avaliação que o curso de Licenciatura em Química alterou algumas unidades curriculares, ampliou o tempo de duração do curso e também aprimorou a chamada curricularização da extensão, que promovem um caráter extensionista a atividades de ensino.

“Compreender as demandas e necessidades dos nossos alunos é importantíssimo para o bom andamento do curso. Em edições anteriores, o seminário ajudou a rever, por exemplo o nosso regulamento de Prática como Componente Curricular (PCC), um item exigido pela legislação que favorece a percepção do que é (e como é) a atividade docente”, explica Luciano.

Estudante do curso, Mariane Veronez acompanha o curso desde a primeira turma e afirma que espaços como o seminário, além de atenderem as demandas, contribuem com a melhora no desempenho dos estudantes. “É muito importante pois desde o início do curso já houve várias mudanças positivas que foram benéficas para a aprendizagem dos alunos, para que os alunos permanecessem no curso e para que a graduação fluísse melhor, tanto pra professores quanto pra estudantes. E quase todas as melhorias solicitadas, as que foram possíveis, foram atendidas”, diz.

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