Inflação dos alimentos volta a subir em fevereiro

CÂMPUS GASPAR Data de Publicação: 23 fev 2023 14:48 Data de Atualização: 24 fev 2023 17:57

 

A pesquisa que é realizada em três supermercados de Blumenau durante o mês de fevereiro mostrou que a inflação de alimentos voltou a subir neste mês e foi de 3,5%. No mês de janeiro, a pesquisa havia demonstrado uma queda no valor dos produtos.  “O índice dos preços dos produtos nos mercados no mês de dezembro subiu 3,8%, enquanto em janeiro caiu 2,5%. Em fevereiro, voltou a crescer 3,5%, portanto, os preços de fevereiro se assemelham aos de dezembro”, explica o professor Edmundo Pozes do câmpus Gaspar que é um dos organizadores do levantamento de preços. 

Os dados fazem parte da pesquisa “Análise de variação de preços de cesta básica de Blumenau” que analisa todos os meses a variação dos produtos. O levantamento é coordenado pelo professor Edmundo Pozes e conta com o apoio do servidor Filipe Bernardes e da estudante do curso superior de Tecnologia em Processos Gerenciais do Câmpus Gaspar Dieny Samara.  

O professor explica que a inflação de alimentos entre janeiro de 2022 e janeiro de 2023 foi 19,8%, enquanto  o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que é o índice de inflação oficial calculado pelo IBGE, foi de 6,3%. A variação entre o IPCA e a inflação dos alimentos se dá porque no IPCA são levados em consideração também itens como energia elétrica, água, internet, aparelhos eletrônicos, mensalidade escolar e atividades de lazer que, muitas vezes, puxam a inflação para baixo e não é o que observamos quando olhamos somente os preços dos alimentos. “A inflação que observamos nos 39 itens básicos pesquisados nos três supermercados de Blumenau mostra que ela é 3,1 vezes maior do que a inflação oficial.” 

Entre os produtos que tiveram maior alta em fevereiro estão absorvente (74,3%), feijão (17,3%), farinha de trigo (14,1%); fubá (14,9%); álcool (9,3%); banana (7,3%); coxão mole (7,3%); detergente (8,9%) e extrato de tomate (9,8%). Já entre os que registraram queda nos preços estão  tomate (24,6%), coxão duro (19,2%), arroz (7,3%) e batata (13,6%). 

Clique aqui e confira os dados e os gráficos da pesquisa de fevereiro de 2023. 

A pesquisa é realizada todos os meses e os dados são divulgados a partir do dia 12 de cada mês nos meios de comunicação do Câmpus Gaspar.  

 

CÂMPUS GASPAR