Inscrições abertas para quarta edição da série formativa Diálogos Acadêmicos

PESQUISA Data de Publicação: 07 fev 2023 13:46 Data de Atualização: 07 fev 2023 13:52

O fluxo de submissão e avaliação de projetos de pesquisa ao Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (CEPSH), via Plataforma Brasil, e a ética na pesquisa são assuntos discutidos no quarto encontro on-line da série formativa Diálogos Acadêmicos. Será no dia 6 de março, a partir das 19h, em transmissão pelo canal do IFSC no YouTube.

Os convidados para abordar o tema são os professores Vanessa Luiza Tuono e Michael Ramos Nunes, do CEPSH/IFSC.

Os interessados em receber certificação da atividade devem fazer inscrição pelo formulário.

Sobre a temática

Conhecer as diretrizes e normas relacionadas ao tratamento ético envolvendo pesquisas com seres humanos é atribuição de quem atua com pesquisa científica. Qualquer projeto que envolva seres humanos, em especial os oriundos do campo das Ciências da Vida, deve seguir os preceitos da Resolução nº 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde (CNS). Deve também ter aprovação junto ao comitê de ética da instituição à qual está vinculado. Já os projetos do campo interdisciplinar devem atender as diretrizes e normas das resoluções 266/2012 e 510/2016 do CNS, que dispõe sobre os dispositivos aplicáveis a pesquisas em Ciências Humanas e Sociais.

A série formativa Diálogos Acadêmicos já discutiu o plágio na escrita acadêmica, técnicas de construção do texto acadêmico e revisão e apresentação gráfica do texto acadêmico. As gravações podem ser assistidas no canal do IFSC no YouTube (edição 1, edição 2 e edição 3).

 

PESQUISA NEWS