Intervenção teatral chama a atenção para a violência contra mulheres

INSTITUCIONAL Data de Publicação: 08 mar 2023 19:51 Data de Atualização: 09 mar 2023 09:22

Nesta quarta-feira (08), a Reitoria do IFSC e o Câmpus Florianópolis-Continente promoveram um momento de reflexão para marcar o Dia Internacional da Mulher. No intervalo da manhã das aulas do câmpus, servidores e estudantes puderam acompanhar uma intervenção teatral do grupo de teatro comunitário do Câmpus Florianópolis Boca de Siri. A apresentação encenou cenas de violência contra as mulheres e chamou a atenção para os dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) que mostram que o Brasil é o 5º país com maior número de feminicídio do mundo.

O momento contou ainda com a declamação de uma poesia em homenagem às mulheres escrita pelo aluno do Câmpus Florianópolis-Continente Augusto de Abreu e com falas do reitor em exercício do IFSC Valter Vander de Oliveira, da diretora-geral do câmpus Jane Parisenti, da diretora da Extensão e representante do Comitê de Direitos Humanos do IFSC Milena Brandão e da servidora do IFSC e coordenadora de Pessoal do Sinasefe-SC Magali Inês Pessini.

Veja no vídeo abaixo um pouco de como foi o momento de reflexão:

Para o reitor em exercício, apesar do longo caminho que ainda há pela frente, o dia de hoje é para também celebrar as vitórias e conquistas femininas. “Pequenos momentos como o que estamos fazendo agora mostram a evolução que já tivemos e são importantes para nos lembrar da luta pela igualdade de gênero”, afirmou. A diretora-geral do Câmpus Florianópolis-Continente também destacou que, embora hoje seja um dia feliz, o dia internacional da mulher não deveria ser uma data a ser celebrada. “Quem sabe, no futuro essa data, seja todos os dias”, destacou.

Ações do IFSC em prol das mulheres

Dentro da importância da data, a diretora de extensão do IFSC e representante do Comitê de Direitos Humanos Milena Brandão lembrou a recente aprovação da  Política de Prevenção e Combate ao Assédio no IFSC, que foi construída por uma comissão multidisciplinar e intersetorial. A Política define atribuições e responsabilidades para a recepção e encaminhamento de denúncias de casos de assédio moral ou sexual e outras violências. 

“Também temos o programa Mulheres Sim voltado à inclusão das mulheres e redução de desigualdades”, acrescenta. No ano de 2022, 171 mulheres em vulnerabilidade social foram atendidas pelo programa. O objetivo do edital é selecionar propostas de projetos, cursos e eventos de extensão para promoção da cidadania de pessoas de gênero feminino, maiores de 15 anos, em situação de vulnerabilidade social e preferencialmente sem escolaridade e pertencentes a grupos sociais vulneráveis específicos. Assista aqui a uma reportagem sobre o programa Mulheres Sim.

-> Conheça o projeto de extensão “As 10 Mulheres na freguesia - roda do JOGO: 10 Mulheres de São José"

Em termos de pesquisa, o IFSC terá uma novidade neste ano. Os editais Universal e Pibic-Em, que serão abertos até abril, irão considerar na análise do currículo a questão da maternidade. “No caso de mulheres que tiveram licença maternidade nos últimos 5 anos, elas ganham um ano a mais de avaliação do currículo”, explica a pró-reitora de Pesquisa do IFSC, Flávia Maia Moreira, que também participou do momento comemorativo e reflexivo realizado no hall do Câmpus Florianópolis-Continente.

No edital Proppi-Dae, que está aberto atualmente, o primeiro critério de desempate de propostas é se a proponente teve licença maternidade nos últimos 5 anos. “Sabemos como a maternidade impacta a produção acadêmica e científica e, desta forma, buscamos dar uma equidade às mulheres que tiveram filhos recentemente”, destaca Flávia. A pró-reitora antecipa que outras iniciativas voltadas às mulheres devem ser feitas ao longo do ano, como a organização de um momento específico de debate sobre as mulheres na Ciência  na pesquisa e de um número especial para publicação de artigos de servidoras e alunas.

Como é ser mulher no IFSC

Uma estudante e três servidoras do IFSC trazem suas experiências e reflexões sobre as suas trajetórias no IFSC e alertam que ainda há muito a se posicionar e lutar - uma luta de todos, mulheres e homens. Assista abaixo ao vídeo feito especialmente para o Dia Internacional da Mulher:

-> Reportagem da Série Memórias IFSC mostra como foi a entrada das primeiras mulheres na instituição

INSTITUCIONAL