MEC abre novas inscrições para o Programa Bolsa Permanência

AVISOS Data de Publicação: 05 jun 2023 17:15 Data de Atualização: 23 jun 2023 14:28

Estudantes de graduação interessados em obter auxílio financeiro via Programa Bolsa Permanência podem se inscrever até 30 de junho, no SISBP. O programa é voltado a estudantes em situação de vulnerabilidade econômica, prioritariamente indígenas e quilombolas.

Na página do SISPB, há um manual que orienta cadastro e pode ser baixado pelos interessados.

A Portaria nº 9, de 9 de maio de 2023, prevê a distribuição de até 10 mil bolsas para essa etapa de inscrições, conforme disponibilidade orçamentária.

Os estudantes que atendam aos requisitos necessários devem apresentar: autodeclaração do candidato; declaração da comunidade do candidato; declaração da Funai ou declaração da Fundação Cultural Palmares; e termo de compromisso do bolsista.

Sobre o Programa Bolsa Permanência

O Programa Bolsa Permanência (PBP) foi instituído pela Portaria MEC nº 389, de 9 de maio de 2013. Trata-se de uma política pública voltada à concessão de auxílio financeiro a estudantes de graduação matriculados nas Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes), em situação de vulnerabilidade socioeconômica, especialmente indígenas e quilombolas, visando contribuir para a permanência e a diplomação dos beneficiados e minimizar as desigualdades sociais e étnico-raciais.


 

AVISOS