Novo plano de Tecnologia da Informação e Comunicação do IFSC é aprovado

INSTITUCIONAL Data de Publicação: 10 mar 2023 09:47 Data de Atualização: 13 mar 2023 09:08

O novo Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC) foi aprovado pelo Comitê de Governança Digital do IFSC (CGD) no último mês. O documento é um instrumento de diagnóstico e gestão dos recursos da área, que envolve infraestrutura, sistemas, serviços e pessoas. O novo PDTIC passa a valer a partir de 3 de abril, com vigência de dois anos.

Conforme explica o diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação do IFSC, Benoni de Oliveira Pires, o PDTIC é um plano intermediário. Ele recebe as demandas vindas do Plano Estratégico da Instituição, do Plano Estratégico de TIC, do Plano de Gestão de Risco e do Plano de Transformação Digital. “Seu resultado é visto através da elaboração de documentos norteadores nas áreas de Segurança. Governança e Gestão de TIC, bem como na aquisição de bens e serviços de TIC”, destaca.

Por determinação de uma portaria do Governo Federal de dezembro do ano passado, sem o PDTIC, o IFSC não pode licitar bens e serviços de TIC. As licitações em TIC do IFSC e a liberação de recursos para TI só podem ser realizadas se estiverem contempladas no PDTIC. “Além da observância legal, o PDTIC é fundamental para a gestão de TIC realizada pela Diretoria de TIC do IFSC e serve como instrumento de transparência do uso dos recursos da TIC institucional”, ressalta Benoni. 

Como todo instrumento de gestão, o plano impacta na vida dos estudantes e servidores. Um exemplo disso é a nova rede sem fio do IFSC. “Ela foi projetada com base nos PDTIC 2019/2020 e 2021/2022 que apontavam para aquisição de uma nova solução, considerando a obsolescência da solução implantada”, explica Benoni. A nova solução de rede sem fio é mais segura e utiliza tecnologias atuais para rede sem fio. 

O armazenamento de dados acadêmicos, regulamentados pela portaria nº 613/2022 do MEC, é outro exemplo da importância do PDTIC. “Isso só será possível com a expansão da nossa capacidade de armazenamento, o que já foi iniciado com  a licitação/empenho de componentes para o nosso storage (discos e gaveta)”, conta o diretor de TIC. 

Sobre o novo PDTIC do IFSC

O PDTIC é sempre desenvolvido a partir do plano anterior. “Tudo o que foi planejado é avaliado no documento seguinte, como uma prestação de contas para a sociedade”, ressalta Benoni. O PDTIC 2023/2024 levou cinco meses para ser elaborado e aprovado pelo Comitê de Governança Digital do IFSC.

Em sua nova edição, o PDTIC traz os investimentos em TI dos câmpus, um gráfico comparativo dos recursos de investimento, custeio e capacitação dos últimos seis anos. Para cada ação, também é apresentado um relatório do que foi realizado no ano anterior. Foram incluídos ainda os cursos que podem ser realizados pela equipe de TIC, bem como o quantitativo de servidores e formação acadêmica.

Segundo Benoni, para 2023 e 2024, o foco da Diretoria de TIC do IFSC é em segurança de dados, com a contratação de serviços e aquisição de equipamentos e softwares.

-> Leia o PDTIC 2023/2024 na íntegra

Sobre o  Comitê de Governança Digital

O Comitê de Governança Digital (CGD) do IFSC é um órgão colegiado de natureza deliberativa e de caráter permanente, instituído em atendimento ao Decreto nº 10.332/2020 para deliberar sobre assuntos relativos à implementação das ações de governo digital e ao uso de recursos de tecnologia da informação e comunicação. O CGD é responsável pelas políticas de Governança e Segurança da Informação e pelo alinhamento dos investimentos de Tecnologia da Informação e Comunicação com os objetivos estratégicos institucionais.

INSTITUCIONAL