Pesquisa sobre doce de leite com biomassa de banana é destaque em publicação do Scielo

PESQUISA Data de Publicação: 13 mar 2023 16:57 Data de Atualização: 20 mar 2023 23:02

O artigo “Doce de leite sem lactose com diferentes concentrações de biomassa de banana verde”, de autoria de pesquisadoras do Câmpus Xanxerê, recebeu destaque no blog Scielo em Perspectiva – publicação voltada à divulgação e comunicação científica da plataforma Scielo.

O trabalho das autoras Manoela Alano Vieira, Graciele de Oliveira Kuhn, Milene Marquezi, Luciana Senter, Eliane Maria Zandonai Michielin, Ieda Rottava, Franciele Pozzebon Pivetta e Ana Caroline Perotti Albani foi publicado no volume 25 do periódico Brazilian Journal of Food Technology.

A pesquisa que originou o artigo foi desenvolvida entre agosto de 2016 e julho de 2017, com recursos do Edital nº 03/2016/Proppi - Programa de Apoio ao Fortalecimento dos Grupos de Pesquisa do IFSC. O estudo teve o objetivo de desenvolver um doce de leite de maior valor nutricional, menos calórico e de maior rendimento por meio da adição de biomassa de banana verde na composição.

“Observou-se que a utilização da biomassa de banana verde agregou características positivas ao produto, não influenciando na qualidade sensorial dos doces, e ainda melhorou seu rendimento, sendo uma boa opção para o desenvolvimento de produtos mais saudáveis”, concluíram as pesquisadoras.

Leia a notícia no blog Scielo em Perspectiva

Acesse o artigo completo


 

PESQUISA