Reconhecimento: projeto de Enfermagem do Câmpus Joinville recebe Prêmio Akademos de Educação

ENSINO Data de Publicação: 16 mar 2023 14:34 Data de Atualização: 03 abr 2023 07:05

O projeto “Sustentar: estímulo à responsabilidade social em saúde de estudantes da rede pública de ensino do município de Joinville/SC” foi reconhecido com o Prêmio Akademos de Educação 2023, da Associação Empresarial de Joinville (Acij). A iniciativa inscrita pelas professoras Kristiane de Castro Dias Duque e Luciana Maria Mazon, do bacharelado em Enfermagem do Câmpus Joinville, ficou em segundo lugar na categoria Ensino Superior (Graduação).

Organizado pelo Núcleo de Tecnologia e Inovação com apoio do Núcleo de Educação, o concurso recebeu 62 inscrições de práticas implementadas no ano passado e selecionou vinte projetos em sete categorias, da educação infantil à pós-graduação. A premiação aconteceu na noite desta segunda-feira (13), na sede da Acij. 

O projeto do Câmpus Joinville foi aplicado pela Liga Acadêmica de Saúde Coletiva IFSC (Lascif) na Escola de Educação Básica Arnaldo Moreira Douat, no bairro Costa e Silva. Foram seis oficinas com alunos de duas turmas de 8º ano para refletir a importância do SUS, sua história, abrangência, financiamento e serviços ofertados, bem como as responsabilidades, direitos e deveres dos cidadãos.

A proposta da Liga Acadêmica partiu de demandas do Conselho Local de Saúde do Bairro Costa e Silva, que indicou as necessidades de disseminar informações sobre o funcionamento do SUS para a comunidade, auxiliar os usuários a compreenderem o fluxo de atendimento da unidade básica de saúde (UBSF) e sensibilizar a população quanto à corresponsabilidade nos atendimentos, a fim de evitar atrasos e ausências em consultas agendadas e amenizar a resistência a ações preventivas de saúde.

“O Prêmio é o reconhecimento do trabalho acadêmico realizado na graduação em conjunto com a comunidade. São estratégias de aproximação do ensino com o serviço, que possibilitam aos nossos estudantes vislumbrar potencialidades além da bancada acadêmica”, enfatizam professoras Kristiane e Luciana, coordenadoras do projeto e orientadoras da Liga Acadêmica de Saúde Coletiva, criada em 2020.

“É um projeto que com toda certeza irá impactar nossa prática profissional”, afirmam as acadêmicas de Enfermagem. No ano passado, Daiane de Souza Kochanowski, Eduarda Fragoso Ledesma, Jackeline Francinete Andrade Coimbra, Nicole Berger, Nicole Sasse, Suzane Teuber Schulze e Thayna Karoliny da Maia foram as responsáveis pela iniciativa. 

Para as estudantes, mais que um reconhecimento ao trabalho e esforços da Liga e de valorização às professoras Luciana e Kristiane, a premiação também é um reconhecimento à comunidade escolar que acolheu o projeto e aos alunos que participaram. “Receber esse reconhecimento é ainda um incentivo ao fortalecimento da participação social no SUS”, enaltecem.

Destaque

Esta é a segunda vez que um projeto do Câmpus Joinville na área de saúde é premiado com o Akademos de Educação. No ano passado, o projeto “O SUS além das postagens nas redes sociais” foi um dos vencedores. Desenvolvido como prática de ensino no curso superior de tecnologia em Gestão Hospitalar do Câmpus Joinville, o trabalho inscrito pelas professoras Andrea Heidemann e Caroline Orlandi Brilinger ficou em terceiro lugar na categoria Ensino Superior (Graduação).

De acordo com a professora de Enfermagem que representa o Câmpus Joinville nos núcleos da Acij e na comissão organizadora do concurso, Joanara Rozane da Fontoura Winters, o “Prêmio Akademos é importante para dar visibilidade aos professores que fazem a diferença na educação, com metodologias inovadoras que permitem ao estudante criticidade e uma visão para o futuro”.

ENSINO EXTENSÃO INSTITUCIONAL CÂMPUS JOINVILLE