Semana da Moda fomenta a sustentabilidade e consumo consciente

EVENTOS Data de Publicação: 30 set 2022 08:34 Data de Atualização: 30 set 2022 08:38

Em agosto foi realizada a Semana da Moda e Cabide Sustentável no Câmpus Xanxerê. O evento buscou promover a reflexão sobre o fluxo do consumo de forma mais responsável e consciente, para isso, foi proposto o repensar de compra em excesso, bem como o estímulo ao uso de peças seminovas.

Para isso, foi estimulada a troca de roupas e acessórios entre alunos e servidores. A ação aconteceu primeiro com o recebimento desses itens pela comissão organizadora e, posteriormente, a exposição e distribuição das peças. O evento contou com a participação do Curso Técnico Integrado em Mecânica, o qual ajudou na confecção dos cabides utilizados para a exposição.

A ação foi promovida e organizada pela Comissão IFSC Sustentável. A professora e membro da comissão, Thaise Orso, conta que circularam pelo evento entre 30 a 50 pessoas diariamente e a troca de itens fez tanto sucesso que a ação foi estendida por mais uma semana. Ela complementa: “ A ideia é tornar o evento permanente, com nova edição para 2023. Com o evento percebemos um maior interesse no diálogo sobre a moda e seus impactos ambientais, seja considerando a produção, o uso ou o descarte dos artigos. Também observamos, pelos comentários dos envolvidos na ação, que por trás de cada peça havia uma história, de modo que o desapego de um pode se tornar a nova peça favorita do outro”.

EVENTOS CÂMPUS XANXERÊ