Nesta semana, a Pró-Reitoria de Extensão e Relações Externas (Proex) esteve ativamente envolvida em diversas atividades com o objetivo de qualificar e aprimorar os processos institucionais, além de garantir o reconhecimento social das ações junto à comunidade.
Dentre as iniciativas, iniciamos a semana com a participação em reuniões e o desenvolvimento de atividades de extensão desenvolvidas por programas stricto sensu. Nos dias 18 e 19 de fevereiro, eu e a diretora de Extensão, professora Milena de Mesquita Brandão, estivemos na Reunião de Acompanhamento da Região Sul dos Programas do Programa de Extensão da Educação Superior na Pós-Graduação (Proext-PG) fomentado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que visa fortalecer a integração das atividades de extensão da pós-graduação com a sociedade. O Proext-PG busca ampliar o impacto das atividades de extensão na sociedade e promover o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida por meio do diálogo entre a academia e diversos setores sociais. O Proext-PG surgiu como uma demanda do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (Forproex), com foco no fomento de projetos de extensão.
Como resultado dessa iniciativa, o IFSC foi contemplado, no final de 2023, com um apoio de R$ 70 mil para materiais de consumo, provenientes do edital de fomento publicado pela Capes. A ação está sendo coordenada pela professora Milena, em parceria com as professoras Caroline Medeiros e Andrea Huhn, do Câmpus Florianópolis, como um projeto piloto de extensão na pós-graduação. Dentro desse movimento, a Diretoria de Extensão criou um edital de apoio para estudantes de mestrado, permitindo o desenvolvimento de projeto em parceria com um dos maiores hospitais públicos de Santa Catarina.
Neste início de ano, este projeto de extensão foi contemplado com uma bolsa de extensão para a graduação e outra para pós-doutorado. O objetivo é apoiar o desenvolvimento desse projeto por um período de 24 meses, sendo que a vigência total do edital da Capes é de três anos. Para finalizar a semana, a Proex marcou presença no Encontro do Forproex-Sul em Lages, nos dias 20 e 21 de fevereiro de 2025. O evento teve como pauta a organização do 43º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul (Seurs 2025), que será sediado no Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages, entre os dias 23 e 25 de julho de 2025, com o tema “Extensão e justiça socioambiental na interação com os territórios”. Em breve, compartilharemos mais informações sobre a submissão de trabalhos.
Este conjunto de ações destaca o compromisso do IFSC com o fortalecimento da extensão e a promoção de ações que impactem positivamente a sociedade, refletindo o papel da instituição como agente transformador da realidade local e regional.
Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.