Olá!
Esta semana, vamos falar de um programa que nos enche de orgulho, o Programa Mulheres Sim. Quem conta essa história é a coordenadora geral do Programa Mulheres Sim, Paula Clarissa de Souza:
"O Programa Mulheres Sim teve a primeira edição no IFSC em 2014. Fruto do Programa Mulheres Mil inaugurado em 2011, que se transformou em um Programa Nacional, o IFSC precisou implementar o Mulheres Sim, em razão do sucesso do programa e da necessidade do atendimento a este público estratégico.
O programa propõe a alunos e servidores a valorização das alunas mulheres em vulnerabilidade, o respeito à diversidade, solidariedade e cidadania. Além disso, proporciona às alunas mulheres novas oportunidades de renda, ciência de seus direitos, autonomia e elevação de sua autoestima.
As alunas são recebidas no IFSC, acolhidas, respeitadas e ouvidas. O curso ofertado é moldado de acordo com suas demandas, para que haja compreensão de pertencimento e a possibilidade de continuação do itinerário formativo na instituição.
Aproveitamos para informar que o Edital Proex 05 Programa Mulheres Sim está com inscrições abertas até 30 de abril e todos os câmpus do IFSC podem enviar propostas. O edital tem por objetivo fomentar projetos, cursos e eventos de extensão para promoção da cidadania de mulheres, maiores de 15 anos, em situação de vulnerabilidade social, preferencialmente sem escolaridade e pertencentes a grupos sociais vulneráveis específicos.
Será selecionado apenas um grupo de propostas por câmpus. Não poderão realizar submissões os câmpus que já possuem propostas contempladas no Edital 01 Proex 2020 e que executarão as atividades do programa em 2022. São eles: Caçador, Criciúma, Florianópolis, Gaspar, São Carlos, São José, São Lourenço do Oeste e São Miguel do Oeste. Esses câmpus foram contemplados em 2020 e tiveram suas atividades suspensas devido à pandemia.
Como o Programa visa a integração de mulheres em situação de vulnerabilidade social, a maioria não possui acesso tecnológico para atividades não presenciais. Além disso, grande parte do público-alvo é formada por mulheres acima dos 60 anos de idade, grupo de alto risco para a Covid-19. Somando-se ao fato de que a busca ativa por esse público não pode ser realizada satisfatoriamente durante a pandemia, optou-se por suspender a execução dos projetos previstos para 2020.
As propostas deverão ser cadastradas e submetidas exclusivamente por meio do Sigaa-Extensão, acessível no endereço https://sigaa.ifsc.edu.br. Todas as propostas exigidas (cursos, projetos e eventos) neste Edital precisam contemplar a participação discente (protagonismo), participação da comunidade externa, demanda externa e demais detalhamentos para execução das atividades descritas no edital."
--------------------
Veja a dica da diretora de Extensão, Milena de Mesquita Brandão, para conhecer mais o Programa Mulheres Sim. São relatos muito emocionantes e que refletem o impacto que o Programa tem na vida das mulheres em vulnerabilidade:
-> Conheça o Mulheres Sim
Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.