Graduação
Eletrônica Industrial
Câmpus Florianópolis
O curso superior de tecnologia em Eletrônica Industrial tem por objetivo formar profissionais para atuarem nas aplicações de tecnologia eletrônica, desenvolvendo, integrando e mantendo soluções que embarcam sistemas eletrônicos. Dentro das possibilidades de atuação, destacam-se o desenvolvimento, projeto, instalação, operação e manutenção de sistemas eletrônicos industriais, com foco em automação industrial, eletrônica de potência e sistemas embarcados. O curso é uma oportunidade para quem deseja se profissionalizar em uma área promissora e com boas perspectivas de carreira, oferecendo uma formação completa e qualificada, com foco na prática e na inovação.
Mercado de trabalho
- Empresas de segmentos como: automação comercial e industrial, telecomunicações, eletrônica, controle e instrumentação
- Empreendedor
- Consultor técnico
Pré-requisitos
Para ingressar no Curso Superior de Tecnologia em Eletrônica Industrial, o aluno deve ter o Ensino Médio completo.
Como entrar nesse curso?
Informações
Número de vagas | Carga horária | Turno | Duração |
---|---|---|---|
40 | 2400 | Noturno | 6 semestres |
-
Número de vagas
40
-
Carga horária
2400
-
Turno
Noturno
-
Duração
6 semestres
Infraestrutura
Para a realização do curso, o Campus Florianópolis do IFSC dispõe de ambientes do próprio Departamento Acadêmico de Eletrônica, salas de aula, com capacidade para 40 alunos, um auditório que abriga 120 pessoas, duas salas multimídia com 63 lugares e outra sala multimídia com 40 lugares.
O Departamento Acadêmico de Eletrônica dispõe dos seguintes laboratórios:
- Lógica Discreta I (LD1): dispõe de bancadas equipadas com microcomputadores, osciloscópios digitais, geradores de função, fontes de alimentação e demais equipamentos eletrônicos para instrumentação. Dispõe de Projetor Multimídia para apresentações de slides das aulas.
- Lógica Discreta II (LD2): dispõe de bancadas equipadas com microcomputadores, osciloscópios digitais, geradores de função, fontes de alimentação e demais equipamentos eletrônicos para instrumentação. Dispõe de Projetor Multimídia para apresentações de slides das aulas.
- Lógica Discreta III (LD3): dispõe de bancadas equipadas com microcomputadores, osciloscópios digitais, geradores de função, fontes de alimentação e demais equipamentos eletrônicos para instrumentação. Dispõe de Projetor Multimídia para apresentações de slides das aulas.
- Eletrônica Digital (ELD): dispõe de bancadas equipadas com microcomputadores, módulos didáticos de eletrônica digital e demais equipamentos eletrônicos para instrumentação. Dispõe de Projetor Multimídia para apresentações de slides das aulas.
- Eletrônica Digital II (ELD2): dispõe de bancadas equipadas com microcomputadores, módulos didáticos de eletrônica digital e demais equipamentos eletrônicos para instrumentação. Dispõe de Projetor Multimídia para apresentações de slides das aulas.
- Eletrônica de Potência (ELP): dispõe de bancadas equipadas com microcomputadores, osciloscópios digitais, geradores de função, fontes de alimentação e demais equipamentos eletrônicos para instrumentação. Dispõe de motores, inversores, soft-starters e demais equipamentos para acionamento eletrônico. Dispõe de Projetor Multimídia para apresentações de slides das aulas.
- Microprocessadores (MCP): dispõe de bancadas equipadas com microcomputadores, módulos didáticos de eletrônica digital e demais equipamentos eletrônicos para instrumentação. Dispõe de Kits Didáticos para experimentos com microcontroladores. Dispõe de Projetor Multimídia para apresentações de slides das aulas.
- Processamento de Sinais Digitais (DSP): dispõe de bancadas equipadas com microcomputadores, módulos didáticos de eletrônica digital e demais equipamentos eletrônicos para instrumentação. Dispõe de Kits Didáticos para experimentos com DSPs. Dispõe de Projetor Multimídia para apresentações de slides das aulas.
- Laboratório Sistemas Informatizados (LSI): dispõe de bancadas equipadas com microcomputadores, para aulas de programação de computadores. Dispõe de Projetor Multimídia para apresentações de slides das aulas.
- Laboratório Sistemas Computacionais (LSC): dispõe de bancadas equipadas com microcomputadores, para aulas de programação de computadores. Dispõe de Projetor Multimídia para apresentações de slides das aulas.
- Laboratório de Protótipos (LPT): dispõe de bancadas equipadas com microcomputadores, osciloscópios, geradores de função, fontes de alimentação e demais equipamentos eletrônicos para instrumentação. Dispõe de ambiente específico para corrosão de placas de circuito impresso. Dispõe de componentes elétricos e eletrônicos para montagens de protótipos.
Matriz curricular
Projeto pedagógico do curso
Resolução de aprovação da oferta do curso
Certificação
Tecnólogo em Eletrônica Industrial
Contato
Prof. Renan Augusto Starke
Departamento Acadêmico de Eletrônica (DAELN)
Campus Florianópolis
Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)
Av. Mauro Ramos, 950, Centro, Florianópolis / SC - CEP: 88020-300
e-mail: eletronicaindustrial.cst.fln@ifsc.edu.br
Portal do curso: CST em Eletrônica Industrial
(48) 3211-6065; (48) 3211-6066
http://eletronica.florianopolis.ifsc.edu.br/
Corpo Docente
Página atualizada em: 19-09-2024 19:42:17
Graduação
São cursos de Ensino Superior do IFSC, escolhidos de acordo com as necessidades regionais, tanto profissionais quanto acadêmicas. A seleção dos candidatos se dá por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que utiliza as notas do Enem, e do vestibular. O nível de escolaridade exigido dos candidatos é o Ensino Médio completo. Os cursos de graduação do IFSC dividem-se em:
Cursos Superiores de Tecnologia: são cursos de graduação com foco no mercado de trabalho e ênfase na prática profissional de de demandas específicas do mercado de trabalho.
Bacharelados: são cursos de graduação com foco no mercado de trabalho, porém com uma formação mais abrangente que os cursos superiores de tecnologia. Devido a isso, possuem grade curricular e duração maiores.
Licenciaturas: são cursos de graduação com foco na formação de professores, com disciplinas da área escolhida e outras de cunho pedagógico.
-> Entenda melhor a diferença entre os cursos de graduação do IFSC neste post do Blog do IFSC
Como se inscrever
O processo seletivo para os cursos de graduação do IFSC é feito de duas formas: parte das vagas tem seleção por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que considera a nota do Enem, e parte por meio do Vestibular.
Deixe seus dados no nosso Cadastro de Interesse para receber um e-mail quando as inscrições estiverem abertas.