10 motivos para se apaixonar pelo IFSC

BLOG DO IFSC Data de Publicação: 14 jun 2023 08:52 Data de Atualização: 28 jun 2023 10:16

Dia dos Namorados recém-passou e ainda estamos neste clima de amor. 💟


 

Por isso, decidimos destacar motivos para você se apaixonar pelo IFSC. Mas não fizemos essa lista sozinhos não. Pedimos ajuda para nossa galera no Instagram que nos deixou emocionados. O sentimento é recíproco! 💞

Se você estuda aqui, esperamos que este post te deixe ainda mais apaixonado. 😍 Se você ainda não estuda, venha logo pra cá porque temos muito amor para compartilhar. 💚

1) Somos o melhor Instituto Federal do país

Pela sexta vez temos este resultado em uma avaliação do Ministério da Educação por causa do Conceito Preliminar de Curso e do Índice Geral de Cursos (IGC), que mensuram a qualidade das instituições de educação superior. Na última divulgação feita em março deste ano, atingimos o conceito 4 com 24 cursos avaliados em 2021, o que nos rendeu a melhor classificação entre os institutos federais do país


 

Nada mal dizer que estuda no melhor IF do Brasil, não?

-> Como funcionam as avaliações dos cursos do IFSC?

2) Temos diversas opções de cursos

A gente costuma dizer que o IFSC é para todo mundo. Temos tantas opções de cursos que, com certeza, algum deles você pode fazer - inclusive se for estrangeiro. Isso porque temos desde cursos de qualificação profissional e idiomas até pós-graduação. Só falando dos nossos cursos técnicos, temos três tipos: integrado, concomitante e subsequente ao Ensino Médio. 

-> Da qualificação profissional à pós-graduação: entenda o que são os itinerários formativos no IFSC

E se você já estuda aqui, sabia que é possível fazer mais de um curso no IFSC?

É possível conferir todas as nossas opções de cursos no nosso Guia de Cursos.

Vamos destacar alguns posts que já fizemos por áreas (mas temos muito mais):

-> Indústria da moda no IFSC: cursos para quem gosta da área
-> Cursos de eletro: qual a diferença entre eles?
-> Turismo: conheça iniciativas do IFSC na área

Somos suspeitos pra falar, mas realmente acreditamos que a educação profissional e tecnológica é uma boa escolha.

3) Oferecemos oportunidades para além da sala de aula

Depois que você passa a fazer parte do IFSC, além de poder ter aulas incríveis, ainda tem muitas oportunidades. Tem intercâmbio, projetos de pesquisa e extensão, equipes de competição, orquestras, artes e muito mais.

-> Veja as oportunidades disponíveis para estudantes do IFSC

Aqui, você pode ser protagonista, cientista e o que mais desejar.

-> Lugar de mulher é no IFSC - e onde ela quiser!

4) Somos uma mãe

Já fizemos um post inteirinho mostrando por que somos uma mãe. Mas se você já nos acompanha por aqui, sabe como gostamos de facilitar a vida dos nossos estudantes. Vejam só quanta informação mastigadinha já produzimos para você:

-> Estudante do IFSC: o que você precisa saber
-> Serviços que o IFSC te oferece e você nem sabia
-> Cinco pontos que não podem faltar no seu projeto de pesquisa
-> Pesquisa em periódicos on-line: a gente traduz pra vocês!

5) Entendemos a importância do acolhimento

Sabemos que, para muitos, o desafio maior não é entrar no IFSC, mas sim permanecer. Por isso, temos um grande trabalho de assistência estudantil para oferecer auxílio aos estudantes que mais precisam.

Além disso, temos profissionais preparados para dar apoio aos nossos alunos por meio das coordenadorias pedagógicas. Se precisar, você também pode entrar em contato com nossa ouvidoria.

6) Valorizamos o esporte

Aqui tem educação, ciência, tecnologia e esporte também, afinal, acreditamos que os esportes colaboram para a formação cidadã - que é nossa missão institucional. 

Um dos eventos mais aguardados pelos nossos estudantes são os jogos do IFSC, conhecidos como JIFSC. Aliás, a 10ª edição do JIFSC está chegando:

7) Buscamos ser um espaço democrático

Aqui todo mundo tem voz. A nossa estrutura de funcionamento, aliás, por meio de colegiados, já é uma forma de darmos espaço para a comunidade acadêmica. Tanto o Conselho Superior, o Consup, como o Colegiado de Ensino, Pesquisa e Extensão, o Cepe, funcionam com representações de estudantes, técnicos administrativos e docentes.

📍 Inclusive, você, como estudante, pode ser um representante dos alunos

Também procuramos ouvir os movimentos estudantis - dos quais você também pode participar.

E mais: nos preocupamos em manter na pauta assuntos necessários para que possamos melhorar muito enquanto sociedade - como racismo, cotas, eleições, meio ambiente, direitos humanos, LGBTQIA+, inclusão, entre outros.

8) Temos servidores qualificados

Atualmente, o IFSC conta com 2,8 mil servidores - sendo que 33% possuem Ensino Superior, 36% têm mestrado e 26% fizeram doutorado (dados da Plataforma Nilo Peçanha). 

9) Contamos com uma super estrutura

O IFSC é uma instituição com 22 câmpus em 20 cidades de Santa Catarina. Ao entrar aqui, você fica vinculado a um câmpus, mas na verdade passa a integrar essa nossa rede. Para administrar tudo isso, temos a Reitoria.

-> Entenda melhor aqui como funciona a nossa estrutura organizacional

10) Reunimos pessoas incríveis

A gente não cansa de dizer que nossos estudantes são maravilhosos! E isso não é apenas por vocês conquistarem prêmios, fazerem projetos que já foram parar no espaço e ajudarem a tornar este mundo um lugar melhor. Vocês são incríveis por saberem como a educação pode mudar as suas vidas e por nos deixarem fazer parte disso. 🥰

Mas não é apenas sobre o que nós achamos. Também vemos muitos depoimentos de estudantes que fizeram grandes amigos por aqui ( #doIFSCpravida) e que até encontram o amor da vida nos nossos corredores. Nos emocionamos com os relatos de alunos sobre professores que os inspiraram e os ajudaram a ser quem são hoje. 

Somos mais que uma instituição, somos a família IFSC. ❤

E aí? Ficaram mais apaixonados pelo IFSC depois deste post ou foram contagiados pelo nosso amor? Esperamos que sim. 

Quem quiser fazer uma declaração marcando o @ifsc no Instagram, vamos adorar! Pode até usar os nossos novos gifs nos stories (basta procurar por IFSC):


 

E aí? Esquecemos algum motivo? Se tiver mais e quiser compartilhar com a gente, vamos amar saber. Escreva para blog@ifsc.edu.br.

Cadastre-se para receber nossos posts

Se você quiser receber nossos posts por e-mail sempre que publicarmos, deixe seu e-mail no nosso cadastro. Para ver tudo o que já publicamos no Blog do IFSC, clique aqui.

BLOG DO IFSC BLOG DO IFSC