Polo de inovação do IFSC: entenda como funciona

BLOG DO IFSC Data de Publicação: 12 jul 2023 09:31 Data de Atualização: 18 jul 2023 16:30

Você já ouviu falar que temos um polo de inovação aqui no IFSC? Ou que temos uma Unidade Embrapii? Não faz ideia do que estamos falando ou achava que era tudo a mesma coisa? 

Pois chegamos com o post de hoje justamente para esclarecer essas dúvidas. Para isso, conversamos com o diretor-geral do Polo de Inovação do IFSC, Robinson Pizzio, e com o coordenador de Gestão de Projetos, Felipe Cintra Braga

Para começar, é importante destacar que nós, enquanto instituto federal, temos como objetivo desenvolver soluções técnicas e tecnológicas. Isso está previsto na lei nº 11.892/2008, que criou os institutos federais. Portanto, nascemos para inovar!

-> Conheça o histórico do IFSC e navegue pela linha do tempo da instituição

O que é uma inovação?

A Política de Inovação do IFSC, aprovada e publicada no mês passado, traz o seguinte conceito de inovação:

“Introdução de novidade ou aperfeiçoamento no ambiente produtivo e social que resulte em novos produtos, serviços ou processos ou que compreenda a agregação de novas funcionalidades ou características a produto, serviço ou processo já existente que possa resultar em melhorias e em efetivo ganho de qualidade ou desempenho”.

O diretor-geral do Polo de Inovação do IFSC esclarece que o Polo trabalha com a inovação tecnológica: 

A gente sempre tem o intuito que esse novo tenha um objetivo específico e venha a contribuir com a população ou com alguma indústria específica. Nós, enquanto Polo de Inovação, temos por determinação legal, inclusive, a ação na linha da inovação tecnológica. 

O que é o Polo de Inovação do IFSC?

O Polo de Inovação do IFSC é uma unidade administrativa diretamente ligada à Reitoria que tem como proposta o desenvolvimento de projetos de inovação tecnológica em qualquer área, desde que haja capacidade de recursos humanos e infraestrutura disponível na instituição.

Veja no vídeo abaixo como funciona o Polo de Inovação do IFSC e os benefícios que alunos e servidores têm ao participar de projetos desenvolvidos na estrutura:

O que é a Unidade Embrapii do IFSC?

O Polo de Inovação e a Unidade Embrapii do IFSC são duas coisas diferentes. Mas primeiro é preciso entender o que é essa tal de Unidade Embrapii. 

Embrapii é a sigla para Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial, uma organização social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, o MCTI. A Embrapii oferece a empresas nacionais que desejam inovar recursos não reembolsáveis e um ecossistema de 96 unidades, que são centros de pesquisas de todo o país.

-> Conheça as Unidades da Embrapii em todo o país

Desde 2018, o IFSC conta com uma unidade da Embrapii. Instalada no Câmpus Florianópolis, a unidade faz parte do Polo de Inovação do IFSC e atua por meio da cooperação com instituições de pesquisa científica e tecnológica, públicas ou privadas. Atualmente a Unidade Embrapii do IFSC conta com 93 pesquisadores e 15 laboratórios credenciados. Mais de 60 alunos já participaram de projetos na unidade.

-> Leia a reportagem sobre os cinco anos da Unidade Embrapii do IFSC

Cada unidade da Embrapii pode atuar em uma área de competência. No caso do IFSC, essa área é Sistemas Inteligentes de Energia. E, dentro dessa área, existem quatro linhas de atuação:

- Desenvolvimento de Sistemas Informatizados para Gerenciamento de Mercados de Energia
- Fontes Renováveis de Energia
- Eficiência Energética e Redes Elétricas Inteligentes
- Mobilidade Urbana
 

Isso significa que os projetos desenvolvidos pela Unidade Embrapii do IFSC precisam necessariamente estar relacionados a essa grande área de competência e a uma das quatro linhas de atuação. A unidade pode realizar projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação; complementar a formação profissional para estudantes e pesquisadores; prestar serviços tecnológicos e criar protótipos e produtos inovadores; e realizar pesquisa aplicada, desenvolvimento tecnológico, consultoria e assessoria técnica. 

Quer um exemplo de tecnologias já desenvolvidas pela Unidade Embrapii do IFSC? 

- sistemas informatizados para o planejamento, comercialização e otimização do mercado de energia; 
- desenvolvimento de sistema de alto desempenho para monitoramento de grupos geradores de energia elétrica; 
- otimização de desempenho de sistemas de geração eólica; 
- desenvolvimento de sistemas especialistas para apoio a operadores de usinas de geração de energia elétrica; 
- e desenvolvimento de software para modelagem e predição de geração de energia elétrica em parques eólicos, dentre outros.

Além disso, a Unidade Embrapii participa de outras duas redes - o que amplia um pouco mais a gama de atuação. São elas:

- Rede de Inovação em Mobilidade, Logística e Descarbonização
- Rede MCTI/Embrapii de Tecnologias de Inovação Digital

Como funciona o trabalho da Unidade Embrapii?

A Embrapii atua para conectar as empresas e as instituições de pesquisa e inovação, com foco no compartilhamento do risco na fase pré-competitiva da inovação. Ao compartilhar riscos em projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) com as empresas, a Unidade Embrapii facilita ao setor industrial empreender e inovar por meio de parcerias público-privadas. Os projetos podem ser negociados pelas empresas diretamente com a unidade, a qualquer momento, sem esperar um edital.

Para acessar esse serviço, é preciso apresentar um desafio tecnológico em fase pré-competitiva que possa encontrar solução nas competências da Unidade Embrapii e dispor de contrapartida financeira mínima ao projeto de PD&I, negociável, conforme o porte e ramo empresarial, entre outros fatores.  As empresas devem participar financeiramente com pelo menos um terço do valor total do projeto.

No infográfico abaixo, é possível entender melhor este modelo de parceria:

Infográfico com dados da Unidade Embrapii do IFSC
 

Polo de Inovação X Unidade Embrapii

A Unidade Embrapii faz parte do Polo de Inovação do IFSC. No entanto, diferentemente do Polo que pode atuar em projetos de diversas áreas, a Unidade Embrapii do IFSC só pode ter projetos relacionados à área de Sistemas Inteligentes de Energia, que é a que o IFSC foi outorgado para atuar. 

Tanto o Polo de Inovação quanto a Unidade Embrapii têm como foco principal a atuação junto à indústria nacional, mas principalmente catarinense, para alavancar a curva de industrialização.

Quem pode participar do Polo de Inovação?

Os projetos desenvolvidos pelo Polo envolvem equipes multidisciplinares. Todo projeto é coordenado por um servidor do IFSC - que pode ser um docente ou um técnico-administrativo, desde que seja um pesquisador credenciado. De tempos em tempos, o Polo de Inovação do IFSC abre chamadas para credenciar novos pesquisadores. A mais recente credenciou mais 56 novos pesquisadores para as áreas da Unidade Embrapii - totalizando 93 profissionais. 

Como pesquisadores da Unidade, os servidores podem integrar equipes de desenvolvimento de projeto, realizando atividades de pesquisa e desenvolvimento e inovação. Fazem parte ainda das atividades de pesquisador, a orientação dos discentes envolvidos nos projetos; a promoção e participação de comissões de organização de eventos no âmbito da Unidade Embrapii; a coordenação de projetos e a realização de prospecção.

Os alunos do IFSC também podem participar do Polo de Inovação do IFSC como bolsistas ou voluntários. Quando há bolsas disponíveis, a divulgação é feita na página do Polo no Portal do IFSC e no LinkedIn.

O diretor-geral do Polo, professor Robinson, nos destacou a oportunidade que é para os alunos participarem de projetos no Polo ou na Unidade Embrapii do IFSC:

Todo o aluno, bolsista ou não, está inserido em um contexto tecnológico do qual pouquíssimas empresas poderiam propiciar isso a ele num contexto nacional. Eu diria mais: se nós formos pensar em alunos bolsistas, estagiários dentro de uma empresa - o que seriam o equivalente - nós teríamos um contexto muito propício para um aprendizado enorme desses alunos aqui nos nossos projetos dentro do polo que possivelmente não seria alcançado em nenhuma indústria nacional.

Além dos servidores e estudantes do IFSC, a outra parte envolvida nos projetos é uma empresa que tenha uma demanda de inovação tecnológica. Nesse caso, a empresa é também uma financiadora do projeto, ou seja, ela não somente se beneficia da tecnologia desenvolvida, mas também contribui financeiramente para que esse projeto se desenvolva. 

Como uma empresa pode fazer parceria com a Embrapii?

A qualquer momento, uma empresa pode realizar projetos com a Unidade Embrapii do IFSC (e isso vale também para o Polo de Inovação de maneira geral). Não é preciso aguardar a publicação de um edital, por exemplo. 

Para isso, a empresa pode negociar o projeto diretamente com a Unidade Embrapii. Mas como saber se o projeto tem a ver? O coordenador de Gestão de Projetos do Polo de Inovação do IFSC, Felipe Cintra Braga, nos passou um checklist que é considerado nesta análise:

( ) O problema/desafio tecnológico que baseia o projeto se insere na nossa área de atuação?
( ) A solução pretendida tem caráter de inovação?
( ) Há uma empresa interessada no desenvolvimento da solução?
( ) A empresa possui CNAE industrial ou é beneficiária da Lei da Informática?

Como é financiado o Polo de Inovação?

Os recursos do Polo de Inovação, enquanto unidade administrativa do IFSC, vêm do orçamento da instituição.

-> Entenda o orçamento do IFSC

Já no caso dos projetos desenvolvidos pela Unidade Embrapii do IFSC, os recursos vêm da Embrapii - por meio de contratos de gestão - e das empresas parceiras. Nesses casos, o IFSC tem uma contrapartida mínima que é dada pelo custeio dos salários dos servidores envolvidos nas horas que dedicam ao projeto e pelo uso da infraestrutura da instituição.

Como fica a questão da propriedade intelectual em projetos do Polo de Inovação do IFSC?

Conforme nos explicou o coordenador de Gestão de Projetos do Polo de Inovação do IFSC, quando se identifica a possibilidade de registro de uma tecnologia desenvolvida, o IFSC e a empresa contratante entram em acordo quanto a questões como:

- A titularidade da propriedade intelectual;
- O direito à exploração comercial (direito de vender produtos com a tecnologia);
- A participação nos resultados do processo de exploração comercial (o que pode se dar por meio de pagamento de royalties, bônus ou algum outro tipo de comercialização);
- O direito de licenciamento a terceiros.

-> Como registrar uma inovação? Leia o post já publicado no Blog do IFSC.

Polo de Inovação X Núcleo de Inovação Tecnológica

Quem já está mais ligado na estrutura do IFSC, pode estar se perguntando: se estamos falando de inovação, cadê o NIT (que é o Núcleo de Inovação Tecnológica do IFSC)? O NIT é uma estrutura dentro da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e Inovação do IFSC, a nossa Proppi. 

O Polo e o NIT possuem atuações distintas. O Polo de Inovação se encarrega de tramitar, acompanhar e dar suporte aos projetos de inovação tecnológica vinculados à Unidade Embrapii e apenas a esses projetos. Já o NIT fica encarregado de receber os demais projetos de inovação que se originam nos câmpus. A gestão do acervo de propriedades intelectuais do IFSC e processos de negociação de propriedades intelectuais que se originam em quaisquer projetos realizados pela instituição - inclusive os do Polo - também ficam sob a responsabilidade do NIT.

-> Veja as atribuições do NIT

Quer acompanhar as notícias do Polo de Inovação do IFSC? Siga a página do Polo no LinkedIn. Se quiser conversar com a equipe do Polo para saber mais informações ou verificar a possibilidade de parceria, veja os contatos na página do Polo de Inovação do IFSC.

Cadastre-se para receber nossos posts

Se você quiser receber nossos posts por e-mail sempre que publicarmos, deixe seu e-mail no nosso cadastro. Para ver tudo o que já publicamos no Blog do IFSC, clique aqui.

Sugestões de posts, elogios ou críticas podem ser enviados para blog@ifsc.edu.br

BLOG DO IFSC BLOG DO IFSC