topo blog gestao

Blogs

Encontro Nacional de Gestores de Comunicação da Rede Federal

Esta semana, a nossa diretora de Comunicação Geisa Golin participou do Encontro Nacional de Gestores de Comunicação da Rede Federal, evento realizado pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) em Brasília. Confira o relato da diretora sobre o evento:

O Encontro Nacional de Gestores de Comunicação da Rede Federal trata-se de um encontro de comunicadores organizado pela Setec e que não acontecia desde 2015. De 4 a 6 de dezembro, em Brasília, o encontro fomentou algumas ações e projetos.

Desde março de 2023, a Setec, por meio do assessor especial do gabinete Felipe de Angelis e da jornalista Ariadny, tem organizado encontros mensais com os gestores de Comunicação da Rede, culminando no encontro presencial realizado esta semana.

No primeiro dia do evento, tivemos a comemoração dos 15 anos da Rede Federal, com a apresentação exposição e do documentário "Instituto Federal: a cara do Brasil", ocorrida no Museu da República, local onde também houve a cerimônia de obliteração do selo dos Correios dos 15 anos da rede. Foi super emocionante!

Na tarde do dia 4, tivemos uma abertura do encontro com representantes da Secom, Empresa Brasileira de Comunicação (EBC) e Conselho Gestor de Comunicação das Universidades (Cogecom). Fomos muito bem recebidos. Depois, a então presidente do Cogecom explicou como o colegiado funciona, regramentos, sucessos e dificuldades.

Na sequência, o plenário de gestores de comunicação da rede federal realizou defesas em razão da implantação de um comitê. Após as diversas discussões, o comitê foi aprovado, e se realizou a escolha dos membros. São cinco titulares e cinco suplentes, um para cada região do Brasil. Eu fui escolhida a titular da Região Sul e meu suplente é o colega Vinícius, do IFSul. Todos saímos das discussões de alguma forma revigorados pela oportunidade de apoio dado vindo da Setec.

Na manhã do dia 5, tivemos uma palestra com o professor Jorge Duarte, muita parecida com o que tivemos no nosso Encontro de Comunicadores, no IFSC. À tarde participamos de um seminário de comunicação pública na FAC - UNB (Faculdade de Comunicação), onde estavam presentes representantes da Aberj, ABCPública, FAC, Secom e Ministério da Gestão e Inovação (MGI). A ideia foi discutir o papel do comunicador público. Na ocasião, a mesa foi aberta ao nosso comitê de gestores de comunicação da rede federal, recém criado, e quem representou-nos foi a Adriana Campos, do Instituto Federal Goiano (IFG).

A parte interessante do seminário foi ouvir o integrante do MGI, que ouviu as reivindicações necessárias sobre o sucateamento de cargos de comunicação no Executivo Federal. Ele prometeu nos receber enquanto comitê.

O próximo ponto de pauta, já no MEC, tratou da instalação das rádios educativas. Ouvimos duas equipes que estão implantando suas rádios. A primeira já implantou e está em funcionamento no IFPB Campina Grande, uma iniciativa de um servidor, com recursos do câmpus. A segunda equipe foi do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), que está em fase projetual, mas com um outro modelo de negócios, envolvendo parcerias externas. Lá eles possuem um servidor dedicado, que tem experiência de anos em rádio universitária. Também ouvimos a Secom, que prometeu apoio aos IFs, especialmente treinamento às equipes.

Já no dia 6 tivemos palestra com representantes do Youtube (Google), Meta e Bytedance (TikTok). Nada muito inovador, a não ser alguns conhecimentos novos acerca do TikTok. Durante a tarde, no Palácio do Planalto houve a assinatura de contrato entre IFs e EBC para outorga de novas rádios.

Por Geisa Golin, diretora de Comunicação do IFSC

Blogueiros recentes