“MeliMonitor”, dispositivo criado no Câmpus São Miguel do Oeste do IFSC, leva estudantes ao Rio Innovation Week

PESQUISA Data de Publicação: 29 set 2023 12:51 Data de Atualização: 29 set 2023 13:03

Uma ideia inovadora para auxiliar a meliponicultura, criação de abelhas sem ferrão, vai levar uma equipe do Câmpus São Miguel do Oeste do IFSC para o Rio Innovation Week (RIW), considerado o mais completo evento de inovação e tecnologia da América Latina. O professor Kal-El Brito e quatro alunos do ensino médio em Eletromecânica (Cristian Disner,  Daniel Zanol, Felipe Dartora e Rafael Brustolin) embarcam na próxima segunda-feira (02) e expõem o trabalho durante os três dias seguintes de evento. 

A equipe irá representar um grupo maior do Câmpus SMO que desenvolveu o “MeliMonitor”, um dispositivo de automação que controla temperatura, umidade e fluxo de abelhas sem ferrão dentro de uma caixa. Este projeto iniciou em março deste ano, quando o grupo foi contemplado com recursos do Ministério da Educação/Setec para desenvolver competências da “Indústria 4.0”, um projeto operacionalizado pelo Instituto Federal do Espírito Santo. O grupo é composto pelos professores Kal-El Brito, Evandro Cunha e Luiz Baron; e pelos estudantes Felipe Dartora, Daniel Zanol, Cristian Disner, Rafael Brustolin, Leonardo Basso, Guilherme Morandin e Weslei Isotton.

A ideia da equipe surgiu porque o setor da meliponicultura tem ganhado mais força no Brasil, já que tem desempenhado um papel fundamental na preservação da biodiversidade, no desenvolvimento sustentável e na produção de mel e outros produtos. E, além disso, contribui significativamente para a polinização de plantas vitais para a agricultura. “Porém, o setor enfrenta desafios significativos relacionados à complexidade no monitoramento das colmeias das abelhas sem ferrão, pois estas são sensíveis e imprevisíveis com relação ao seu comportamento”, destacam os estudantes. 

Desta forma, conta o grupo, o monitoramento é uma tarefa desafiadora para os criadores que mantêm essas abelhas em caixas. Muitas das técnicas e dispositivos tradicionalmente usados na apicultura convencional (abelhas com ferrão) não são aplicáveis às abelhas sem ferrão. “Embora as colmeias em caixas ofereçam algumas vantagens em termos de manejo, elas são mais sensíveis ao estresse causado pela intervenção humana, tornando crucial um monitoramento cuidadoso e não invasivo para evitar qualquer impacto negativo sobre a saúde das abelhas e a produção de mel”, continuam os alunos. 

Pensado com a tecnologia de sensoriamento, a equipe promete que o MeliMonitor oferecerá uma solução eficaz para criadores que desejam garantir o bem-estar de suas abelhas sem ferrão e otimizar a produção de mel. “Esse trabalho está em um nível de desenvolvimento de protótipos, já fizemos alguns testes na plataforma arduino. E agora estamos desenvolvendo um protótipo funcional associado a um aplicativo”, atualiza o professor Kal-El.

Quer entender melhor esse projeto? Assista ao vídeo realizado pela equipe.

Saiba mais

O Rio Innovation Week ocorre nos dias 03 a 06 de outubro de 2023, no Píer Mauá, no Rio de Janeiro. Serão 50 mil m2 de evento, com 30 conferências, mais de 1.800 palestrantes convidados, 2 mil startups e incubadoras fomentando negócios, mais de 250 expositores apresentando inovações e soluções para os setores, além de bootcamps setorizados, mentorias, exposições, workshops, networking e muitos negócios sendo gerados no RIW e a partir do RIW.


 

ENSINO PESQUISA CÂMPUS SÃO MIGUEL DO OESTE