Agosto Dourado do Câmpus Florianópolis será nesta quarta e discute amamentação no local de trabalho ou estudo

EVENTOS Data de Publicação: 14 ago 2023 10:22 Data de Atualização: 18 ago 2023 13:45

Continuidade da amamentação no local de trabalho ou estudo, através da implantação de uma sala de apoio ao aleitamento materno de baixo custo, provendo o direito de maternidade/paternidade dos pais. Esse é o objetivo da edição 2023 do Agosto Dourado do Câmpus Florianópolis, que acontece quarta-feira (16), a partir das 13h30, no hall de entrada.

A iniciativa segue a proposta da Aliança Mundial para Ação de Aleitamento Materno (Waba), cujo tema para 2023 é “Possibilitando a amamentação: fazendo a diferença para mães e pais que trabalham”. Os índices nacionais do aleitamento materno exclusivo, quando a criança recebe somente leite materno (de sua mãe ou ordenhado) e não recebe quaisquer outros líquidos ou alimentos sólidos, hoje no Brasil é de 45,8%, quando a meta é de 70% até 2030, entre crianças até 6 meses de vida. Os dados são do Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (Enani).

Para a estudante do curso Técnico em Enfermagem, Amanda Demétrio, o Agosto Dourado simboliza a luta pelo incentivo da amamentação. Seus benefícios a puérpera e ao recém nascido. "Sabemos que o aleitamento materno previne as crianças de doenças, infeções, diabetes e até mesmo a obesidade. É considerado a primeira vacina do bebê. Sem contar que promove um momento mais íntimo à mãe e ao bebê. A cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno de acordo com a OMS", destaca ela.

As salas de apoio à amamentação são espaços onde a lactante, com conforto, privacidade e segurança, pode esvaziar as mamas, armazenar leite ou amamentar seu filho, pois, considerando o cotidiano da mulher contemporânea que usca conciliar demandas de trabalho, estudo, tarefas domésticas e vida social, existem muitos desafios para a manutanção do aleitamento materno das famílias. 

Programação
As atividades iniciam com a mesa demonstrativa sobre Introdução Alimentar: retorno ao trabalho e transição alimentar. Após, acontece a roleta informativa, que trará a apresentação sobre aspectos legais e guia para gestantes, lactantes CLT e estudantes. 

Para as 16h, está prevista a oficina de aleitamento materno, com boas práticas de amamentação no retorno ao trabalho; que será seguida pelo debate sobre a experiência do pai em se reconhecer no processo de amamentação. E, por fim, o evento promoverá ações de saúde como aferição da pressão arterial, teste de glicemia e cálculo do Índice de Massa Corpórea (IMC). 

A iniciativa de alunos e professores do curso Técnico de Enfermagem prevê ainda sorteio de brindes para a mãe e bebê. 

EVENTOS CÂMPUS FLORIANÓPOLIS