Aluna de Gastronomia participa de projeto sobre alimentação saudável em Portugal

INTERNACIONAL Data de Publicação: 14 set 2023 22:56 Data de Atualização: 02 out 2023 14:37

Estudar e mapear os fatores que moldam a alimentação da população, principalmente a vulnerável, é o tema da pesquisa que aluna do curso superior de tecnologia em Gastronomia do Câmpus Florianópolis-Continente, Bruna Lazzari, está desenvolvendo no Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), em Portugal.

Ela viajou para Portugal esta semana e ficará três meses desenvolvendo a pesquisa, por meio do Programa de Cooperação Internacional para estudantes do IFSC (Propicie). Nesta edição de 2023, o programa ofereceu bolsas para alunos de cursos técnicos e de graduação em instituições da Colômbia, Espanha, Finlândia e Portugal. 

Bruna está participando do projeto “Food systems that support transitions to healthy and sustainable diets (Feast)”, que objetiva estudar a alimentação de populações vulneráveis e a partir destes dados criar ferramentas e sugestões de políticas públicas para tornar a alimentação da população mais saudável e a produção de alimentos sustentável. Ela espera poder replicar os conhecimentos na realidade brasileira. 

Sobre a primeira semana de intercâmbio, está avaliando como positiva: “a minha primeira impressão sobre a cidade, Viana do Castelo, é que é uma cidade de pessoas muito receptivas e simpáticas e que valorizam sua cultura, como por exemplo a gastronomia e arquitetura. É uma cidade calma, com bastante facilidade de locomoção e pontos históricos e turísticos bastante atrativos, que desejo conhecer durante os meus três meses de intercâmbio".

“Sobre as minhas expectativas, estou bem animada em participar do projeto porque é uma área de estudo que sempre me interessei e é muito relacionado com o meu curso de Gastronomia no IFSC”, conta Bruna. Além disso, já nos primeiros dias ela está podendo conhecer a apreciar a culinária da região. 

Criado em 2010, o Propicie é focado no apoio aos alunos do IFSC interessados na pesquisa científica e no desenvolvimento tecnológico no exterior. Por meio do programa, estudantes de cursos técnicos e de graduação participam de um projeto de pesquisa, por cerca de três meses, em uma instituição estrangeira, com ou sem apoio financeiro do IFSC.

-> Acesse a página do Propicie e saiba mais

INTERNACIONAL