Aluna de Portugal participa de intercâmbio no IFSC

INTERNACIONAL Data de Publicação: 13 set 2023 10:48 Data de Atualização: 22 set 2023 18:32

Pela primeira vez, o Câmpus Caçador do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) recebe uma aluna estrangeira para um intercâmbio em um curso de graduação. Desde final de julho, a estudante portuguesa Núria Isabel Roberto Kaála está cursando disciplinas do curso de Engenharia de Produção. Aos 29 anos, esta é sua primeira vez no Brasil e ela deve permanecer por um ano em Santa Catarina.

Em Portugal, Núria cursa Engenharia e Gestão Industrial no Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP).  Ao ser contemplada com uma bolsa de estudos do Erasmus Mundus, um programa de cooperação internacional estudantil, ela entrou em contato com o IFSC para ver a possibilidade de fazer parte da graduação dela em alguma instituição parceira do Instituto Politécnico do Porto (IPP). A escolha pelo Brasil foi por não conhecer a América ainda. “Eu tenho um leve encanto pela história da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa”, conta Núria.

As primeiras impressões no IFSC têm sido positivas. “O câmpus está muito bem preparado, adoro a biblioteca e o espaço de alimentação está muito equipado, com muitos frigoríficos”, afirma. Em relação às aulas, Núria destaca a didática dos professores. “Admiro a paciência e a vontade que os professores têm de transmitir conhecimento e, mais do que transmitir, é a satisfação em ver que os conhecimentos estão a ser absorvidos”, ressalta. 

A forma de ensino é uma das grandes diferenças que a estudante percebeu em relação ao seu país de origem. “Em Portugal, a aprendizagem é de responsabilidade exclusiva do estudante e já aqui os professores levam essa responsabilidade em conjunto”, observa.

Parceria com Portugal

O ISEP é um dos principais parceiros internacionais do IFSC. A instituição portuguesa é a que mais recebe estudantes do Instituto para intercâmbio por meio do Programa de Cooperação Internacional para estudantes do IFSC (Propicie) - em que os alunos realizam projetos de pesquisa por três meses - e do Programa de Dupla Titulação - em que os estudantes fazem a graduação no IFSC junto com um mestrado em Portugal.

-> Quer participar de um intercâmbio pelo IFSC? Saiba mais!

Atualmente, o número de estudantes do IFSC que vão estudar em Portugal é maior do que os que já vieram da Europa para o Brasil. “Não recebemos muitos alunos internacionais, muitas vezes por questões financeiras dos próprios alunos, que dependem das bolsas para concretizarem a mobilidade”, explica a assessora de Relações Externas Internacionais do IFSC Denize Oliveira. 

Até 2024, o IFSC deve lançar um programa de mobilidade incoming para receber estudantes internacionais. “Desta forma, teremos claras instruções e fluxos para formalizar chamadas para todos os nossos parceiros internacionais”, antecipa Denize.

-> Conheça os convênios internacionais firmados pelo IFSC
-> Acesse o Blog dos Intercambistas do IFSC e leia mais sobre a experiência de participar de um intercâmbio

INTERNACIONAL