Arte e cultura comunitária é tema da 1ª edição do Festival Ó lhó lhó 

EVENTOS Data de Publicação: 07 ago 2023 08:28 Data de Atualização: 11 ago 2023 07:43

Com o tema “Arte e Cultura Comunitária” inicia sexta-feira (11) o Festival Ó Lhó Lhó, evento que promove o cinema, incentiva a produção audiovisual e busca criar uma comunidade em torno desse meio. Essa primeira edição traz, além de oficinas e o Encontro de Cineclubes Catarinenses, a 2ª edição da Mostra que Mostra: uma atividade cineclubista que valoriza filmes independentes e autorais catarinenses por meio da sua exibição pública para a população. 

Este festival é, antes de tudo, um evento cineclubista e tem como propósito reunir pessoas e criar comunidades em torno das produções audiovisuais locais e regionais, impulsionando e qualificando o fazer audiovisual do estado de Santa Catarina.

A abertura acontece na Praça do Monte Serrat (Caixa d’Água), com o objetivo de divulgar as produções catarinenses e impulsionar a cultura na região do Maciço do Morro da Cruz, em Florianópolis. Em exibição: Baile, Antonieta, Trama de nós, seguidos de debate. Como uma forma de aumentar a interação do público com as obras, o Festival terá premiações na categoria "Júri Popular" com direito a quatro troféus, um por noite de exibição. 

Na segunda-feira (14), a partir das 18h30, acontece a sessão de filmes Mostra que Mostra, Memória e Cultura; e na terça (15), a Mostra será na escola Leonor de Barros, das 13h30 às 15h30; e às 18h30 com o filme Gênero/sociedade.

No dia 16 de agosto, o Festival Ó Lhó Lhó oferece a oficina "Introdução ao Manuseio e Cuidado de Câmeras de Vídeo Profissionais", ministrada por Vitoria Gomes Werner, que tem como objetivo oferecer aos participantes a oportunidade de adquirir conhecimentos sobre a utilização adequada de equipamentos de captação de imagem e som profissionais.

Através das câmeras e microfones disponibilizados pelo Núcleo de Produção Digital (NPD/SC),  serão revisados os princípios essenciais, proporcionando uma experiência prática e de experimentação com os aparelhos. O evento será dividido em uma etapa expositiva, seguida de uma pausa para um lanche coletivo e, por fim, os participantes terão a chance de operar os equipamentos. A oficina tem duração de 4 horas e tem 24 vagas, destinada a pessoas interessadas em se familiarizar com o manuseio de câmeras de vídeo profissionais. As inscrições podem ser realizadas com o preenchimento desse formulário

Quinta-feira (17), a exibição será do filme “Resistência negra”; e na sexta (18), Arte e Sociedade, ambos às 18h30. E no sábado (19), a partir das 9h, acontece a oficina Como organiza um Cineclube, com Gizely Cesconetto. 

Dia 20 de agosto, acontece o Encontro de Cineclubes Catarinenses, no auditório do Câmpus Florianópolis. Essa programação necessita de inscrição prévia, e está disponível na link da bio do Instagran.

O Festival Ó Lhó Lhó é organizado pelo Cineclube Ó Lhó Lhó, que atua no meio audiovisual e cineclubista de Florianópolis desde 2014, consolidando uma comunidade em torno da prática de ver cinema e incentivando também a sua produção. O Cineclube valoriza a importância do público na relação com os produtos audiovisuais, procurando formar uma audiência crítica e divulgar produções regionais e nacionais.

A entrada é gratuita, sendo necessário apenas apresentar um documento com foto na portaria do IFSC para participar das exibições de filmes. 

EVENTOS CÂMPUS FLORIANÓPOLIS