Aulas do Câmpus Canoinhas começam nesta quinta, 15 de fevereiro; para ingressantes nos cursos superiores, primeira aula é no dia 26 de fevereiro

ENSINO Data de Publicação: 14 fev 2024 18:26 Data de Atualização: 15 fev 2024 11:25

O ano letivo do Câmpus Canoinhas começa oficialmente nessa quinta-feira, 15 de fevereiro, para todos os estudantes dos cursos técnicos integrados e concomitantes e para os veteranos dos cursos superiores. Somente para os ingressantes dos cursos superiores, as aulas começam no dia 26 de fevereiro.

O primeiro semestre vai até 10 de julho. Os horários das aulas já estão disponíveis no site do câmpus.

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Neste semestre, ingressam novas turmas nos cursos técnicos integrados em Alimentos e Edificações, técnicos concomitantes em Edificações e Manutenção e Suporte em Informática e cursos superiores de tecnologia em Alimentos, tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e bacharelado em Agronomia.

Semana Pedagógica

Em preparação ao novo semestre letivo, o Câmpus Canoinhas realizou, de 6 a 9 de fevereiro, a Semana Pedagógica 2024.1, com avaliação do semestre passado, apresentação das metas de trabalho, reuniões de planejamento e capacitações.

Um dos destaques foi a palestra “Desafios e Impactos da Inteligência Artificial na Educação”, com o professor Eduardo Luis Gomes. Ele explicou que a Inteligência Artificial é a forma de ensinar computadores a “pensar”, a partir de dados e experiências dos usuários.

Professor Eduardo fez questão de exemplificar como a IA está presente em todos os setores, especialmente nas áreas atendidas pelo Câmpus Canoinhas. Confira:

  • IA no setor de Produção Alimentícia: análise sensorial auxiliada por IA; controle de qualidade em linhas de produção; desenvolvimento de novos produtos; monitoramento de parâmetros e ajuste de processos (temperatura, pressão e outros parâmetros críticos).
  • Ia no setor de Infraestrutura: gestão de projeto e construção; design generativo; eficiência energética; manutenção preditiva; otimização de layouts.
  • IA no setor de Recursos Naturais: agricultura de precisão; monitoramento de saúde de plantas; classificação automática de produtos agrícolas; otimização de irrigação.

Sobre os impactos na educação, ele reforçou três pontos: novos formatos de aprendizado, preparação para utilização no mercado de trabalho e terceirização das atividades pelos alunos.

Para finalizar, professor Eduardo usou a IA para responder a dúvida sobre a possibilidade da IA substituir o papel do professor. Resposta do ChatGPT: “Não completamente, mas pode ser uma auxiliar importante no processo de ensino e aprendizagem.”
 

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