Câmpus Canoinhas apresenta ao Legislativo Municipal guia prático para construção de calçadas

EXTENSÃO Data de Publicação: 18 ago 2023 18:35 Data de Atualização: 24 ago 2023 17:54

A professora do Câmpus Canoinhas Luciana Cristina da Costa participou da sessão de segunda-feira, 14 de agosto, da Câmara de Vereadores de Canoinhas para apresentar a cartilha “Calçadas – Guia Prático de Canoinhas”. Além de apesentar o projeto, o objetivo do uso da tribuna foi pedir apoio do legislativo na divulgação dos conceitos e regras existentes na execução de atividades de planejamento, projeto e construção de calçadas na cidade.

Com linguagem simples e exemplos, a cartilha engloba normas técnicas brasileiras e legislação vigente e apresenta diretrizes básicas sobre acessibilidade em calçadas, de forma fácil, possibilitando a consulta tanto por profissionais da construção civil como pelos moradores. Por isso, o objetivo é que a cartilha seja publicada e distribuída aos interessados.

“Esta iniciativa surgiu em face aos inúmeros obstáculos arquitetônicos existentes em nossa cidade, normalmente causados por execuções incorretas, por falta de conhecimento das normas, e também por falta de manutenção, o que dificulta a inclusão das pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida”, explica professora Luciana.

Ela coordena o projeto de extensão “Desenvolvimento de cartilha para projeto, execução e readequação de calçada e passeio: modelo para a cidade de Canoinhas”. O grupo conta com a participação de alunos e professores do curso técnico integrado em Edificações, voluntários da comunidade e o apoio técnico do arquiteto e presidente da Associação dos Arquitetos e Engenheiros do Vale do Canoinhas (AEVC), Rafael Rottili Roeder, e da engenheira civil e conselheira do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comde) de Canoinhas, Gabriela Wiese Roeder. 

EXTENSÃO CÂMPUS CANOINHAS