Câmpus Canoinhas qualifica privados de liberdade em curso de Pedreiro de Edificações

ENSINO Data de Publicação: 02 ago 2023 14:22 Data de Atualização: 17 nov 2023 11:02

Aconteceu nesta segunda-feira (31) a formatura de mais uma turma do curso de qualificação profissional integrado ao ensino médio de Pedreiro de Edificações: Alvenaria, Revestimentos e Instalações Complementares. O curso foi ofertado às pessoas privadas de liberdade, no Presídio Regional de Canoinhas, pelo Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja).

Desde o estabelecimento da parceria entre o Câmpus Canoinhas do IFSC, Secretaria de Estado de Educação, representada pelo Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja) de Canoinhas, e Secretaria de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa, representada pelo Presídio Regional de Canoinhas, já foram formados quinze alunos em duas turmas. 

Com carga horária de 1.400 horas, o curso formou tanto no ensino médio quanto na qualificação técnica, com objetivo de proporcionar oportunidade de resgate de direitos, acesso à elevação da escolaridade e uma possível inserção no mercado de trabalho, aos alunos privados de liberdade. 

Qualificação profissional

No curso de Pedreiro de Edificações: Alvenaria, Revestimentos e Instalações Complementares, o Câmpus Canoinhas do IFSC foi responsável pelas 200 horas de qualificação técnica, com as disciplinas de Conhecimento Histórico-Cultural, Ética e Cidadania; Técnicas e Práticas em Pedreiro de Alvenaria; Técnicas e Práticas de Revestimentos em Alvenaria; Leitura e Interpretação de Projetos; Instalações Elétricas Residenciais; e Instalações Hidráulicas Residenciais.

Assim, os estudantes se formaram aptos para atuar como pedreiro de alvenaria, para executar supraestrutura em bloco de concreto ou cerâmico. Poderão aplicar diversos revestimentos, como rebocos e pinturas, assim como assentamento de pisos e azulejos. Também poderão executar instalações elétricas e hidrossanitárias, em obras residenciais.

Já as disciplinas do núcleo base do ensino médio (Língua Portuguesa, História, Geografia, Artes, Língua Inglesa, Física, Educação Física, Matemática, Biologia, Química, Sociologia e Filosofia) totalizaram 1.200 horas e foram ofertadas pelo Ceja Canoinhas.

ENSINO CÂMPUS CANOINHAS