Câmpus Canoinhas realiza atividades de sensibilização sobre acessibilidade e inclusão

ENSINO Data de Publicação: 14 ago 2023 17:25 Data de Atualização: 17 ago 2023 21:26

Neste mês de agosto, o Núcleo de Acessibilidade Educacional (NAE) do Câmpus Canoinhas está realizando uma série de atividades voltadas para a sensibilização da comunidade sobre a importância da acessibilidade na vida das pessoas com deficiência (PCDs). A programação inclui rodas de conversa, dinâmicas sensoriais e intervenções artísticas.

Já na entrada do prédio principal do câmpus, uma Intervenção “Inclusiva” chama a atenção. O painel, formado por páginas escritas em braille pinceladas com tinta vermelha, busca alertar sobre as inúmeras dificuldades enfrentadas diariamente por indivíduos com deficiência na busca por seus direitos fundamentais na sociedade, como mobilidade, acesso à saúde e à educação.

A obra foi "inaugurada" no dia 10 de agosto, quando apenas a porta principal do prédio ficou aberta, fazendo com que todos passassem pelo local. Para melhorar a experiência, a sinalização dos acessos fechados foi realizada somente em braille, demonstrando para quem não tem deficiência visual os problemas que a falta de comunicação acessível causam.

A localização estratégica da instalação, montada inicialmente sobre o piso podotátil, acrescenta profundidade à crítica. “Infelizmente, obstáculos semelhantes são uma realidade persistente em inúmeros espaços, tanto públicos quanto privados, diariamente”, explica a equipe do NAE, que organizou a atividade em colaboração com o estudante Victor Lourenço Prust, do 1º módulo do curso técnico integrado em Alimentos, que tem deficiência visual.

Victor também participa das rodas de conversa, junto com o colega de curso Felipe Waldamann, a egressa Julia Victoria Pereira (atualmente estudante de Psicologia do Centro Universitário UGV) e a professora Rosângela Basso Tokarsi, de Edificações. Enquanto pessoas com baixa visão e cegueira, eles compartilham abertamente suas experiências e desafios enfrentados no dia a dia, por falta de acessibilidade.

Na semana passada, foram realizados três eventos assim com a participação de alunos e servidores do câmpus e da rede municipal de ensino de Canoinhas. E outro está marcado para quarta-feira (16), às 19h30, voltado para estudantes dos cursos superiores do câmpus, da Universidade do Contestado (UnC) e do Centro Universitário UGV e pessoas da comunidade interessadas em participar.

O bate-papo é complementado com atividades práticas, para desafiar pessoas sem deficiência visual a realizarem tarefas aparentemente simples de olhos vendados, como identificar o bombom favorito em uma caixa, encontrar o creme dental entre outros tubos similares, localizar um remédio para dor de cabeça dentre várias cartelas, e amarrar cadarços em tênis, entre outras tarefas.

“Queremos evidenciar a necessidade de melhorar nosso mundo, de modo a proporcionar autonomia a essas pessoas e antecipar maneiras de superar obstáculos. Isso envolve desde o design de embalagens acessíveis até a adoção de atitudes, enquanto pessoas sem deficiência, que contribuam para tornar a vida dos PCDs mais fluida em uma sociedade mais acessível”, justifica a equipe organizadora.

Datas de luta

Durante o mês de agosto, comemoram-se datas importantes relativas à inclusão:

  • 08/08 Dia Nacional da Pessoa com Atrofia Muscular Espinhal (AME) (Lei nº 14.062, de 2020)
  • 12/08 Dia Nacional dos Direitos Humanos (Lei nº 12.641, de 2012)
  • 21 a 28/08 Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla (Lei nº 13.585, de 2017)
  • 25/08 Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo (Decreto nº 6.949, de 2009)
  • 30/08 Dia Nacional de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla (Lei nº 11.303, de 2006)
ENSINO EXTENSÃO EVENTOS CÂMPUS CANOINHAS