Câmpus recebe a visita do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, de Portugal

INTERNACIONAL Data de Publicação: 29 set 2023 09:39 Data de Atualização: 29 set 2023 10:01

Na tarde desta quinta-feira (28), o Câmpus Florianópolis recebeu a visita da vice-presidente do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), professora Ana Paula Vale. Ela veio conhecer as instalações, cursos, projetos de pesquisa desenvolvidos aqui e ver as potencialidades de parcerias, já que, no final de 2022, IFSC e IPVC firmaram acordo de cooperação para mobilidade estudantil, docente e técnico-administrativos. 

Na última missão internacional para Portugal, realizada em janeiro passado, o reitor Maurício Gariba Jr foi recebido pela gestão do Instituto Politécnico de Viana de Castelo e conheceu algumas escolas superiores da instituição. Na ocasião, diretores das escolas citaram algumas parcerias já em andamento com outras instituições brasileiras e também sugeriram novas ações potenciais em parceria com o IFSC. 

Como exemplo dessa atuação, a Escola de Ciências Empresariais possui parceria com a Universidade Estadual Paulista (Unesp), através do mestrado em marketing empresarial, com aulas compartilhadas; a Escola Superior de Tecnologia e Gestão possui mestrado profissional em sistemas elétricos e em cibersegurança, e licenciatura em design de produto, gastronomia e turismo, e engenharia da computação gráfica e multimídia. O câmpus Lages já está encaminhando acordos de Dupla Diplomação nas áreas de Engenharia Informática (Ciência da Computação) e em Cibersegurança; e a Escola Superior Agrária manifestou interesse em ações junto ao Mestrado em Clima e Ambiente, especialmente em ensino e pesquisa.

Como primeira ação do acordo de cooperação, o IPVC recebeu, através do Propicie, a aluna do curso Superior de Tecnologia em Gastronomia do Câmpus Florianópolis-Continente, Bruna Fontana, que já está em Portugal desde a semana passada. Segundo a Relações Internacionais do IFSC, Aline Prevedel Dib, o IPVC tem se mostrado um parceiro bastante ativo, atencioso, com grandes potencialidades e disponível para ações de internacionalização em parceria.

INTERNACIONAL CÂMPUS FLORIANÓPOLIS