Câmpus SMO embarca terceiro estudante para fora do país em 2023

CÂMPUS SÃO MIGUEL DO OESTE Data de Publicação: 15 set 2023 11:40 Data de Atualização: 18 set 2023 11:44

O Câmpus São Miguel do Oeste do IFSC embarcou, nesta semana, o terceiro estudante para fora do Brasil em 2023. Eduardo Flach Prevedello ficará na Espanha por três meses, e Marcieli Schabarum e Leticia Rosa Simioni já estão na Argentina há quase dois meses.

Eduardo Flach Prevedello, aluno do ensino médio técnico em Eletromecânica, embarcou nesta semana pelo programa Propicie para Bilbao, na Espanha. Vai ficar 87 dias estudando na Universidade de Deusto. “Vou colaborar num projeto de Modelagem Computacional de Técnicas de Manufatura Aditiva, provavelmente algo relacionado a simulação e cálculo em softwares”, conta.

Os três meses que ficará fora do Brasil são considerados como uma oportunidade única. “Me inscrevi no Propicie porque tive interesse na oportunidade de intercâmbio desde que entrei no IFSC. Acredito que uma experiência como essa é única e apesar de ser desafiadora, vai contribuir muito no conhecimento pessoal e profissional também”, acredita Eduardo.

Já Marcieli Schabarum e Leticia Rosa Simioni estudam Agronomia no Câmpus São Miguel do Oeste, no oitavo e terceiro semestres, respectivamente. As duas moram na casa de uma família que costuma receber intercambistas, na cidade de Villa María, província de Córdoba, na Argentina. A oportunidade surgiu a partir de um edital interno do câmpus (edital n. 06/2023, do câmpus SMO).

Marcieli está cursando algumas disciplinas e participando de muitos projetos culturais e feiras internacionais. "Sempre quis fazer um intercâmbio e esse apareceu num momento que eu não estava muito bem, então pensei 'por que não?'. Sei que vou atrasar um semestre para me formar, mas acho que vai contribuir muito com experiências, e também academicamente, além é claro de conhecer novos lugares", relata Marcieli.

Letícia compartilha das mesmas atividades que a colega e ainda faz aulas de conversação em inglês. Também realiza um sonho, pois sempre quis viver em outro país, conhecer outras culturas e também aprender um pouco mais sobre o mundo. "É uma experiência incrível e impagável. E como a Argentina é um grande produtor de leite que é uma área que me interessa gostaria de aprender um pouco mais sobre", afirma.

Uma das principais incentivadoras no Câmpus SMO para que os estudantes realizem intercâmbio é a professora de espanhol Juciane Ferigolo Parcianello. Como coordenadora de Assuntos Internacionais, repassa as oportunidades e motiva os estudantes a conhecerem outras realidades por meio dos intercâmbios do IFSC. Ela é enfática: “Intercâmbio é formação social, cultural, linguística, além da formação acadêmica. É um leque de oportunidades e vivências que não tem como mensurar, todo o aluno deveria ter essa experiência”.

Juciane ainda afirma que o intercâmbio é um divisor de águas na formação acadêmica de qualquer estudante porque ele terá a oportunidade de conhecer outros professores, outras metodologias de ensino, entrar em contato com projetos de pesquisa e extensão. “E, ainda, o intercâmbio é um acréscimo da formação da pessoa, do indivíduo, como cidadão, pois conhece intercambistas de vários países, se insere em um espaço cultural diferenciado, conhece modos de vida de outras pessoas e países, e ainda precisará dar conta de interagir, se movimentar na cidade, com as pessoas da universidade, com os colegas”, afirma a professora Juciane.
 

 

INTERNACIONAL CÂMPUS SÃO MIGUEL DO OESTE