Concurso de Oratória em SLO: estudantes podem se inscrever até 14 de julho

EXTENSÃO Data de Publicação: 30 jun 2023 09:41 Data de Atualização: 30 jun 2023 09:49

O Câmpus São Lourenço do Oeste do IFSC, em parceria com o Leo Clube Ômega e a Secretaria Municipal de Educação, promovem um Concurso de Oratória no município. Podem participar os estudantes das escolas públicas do município, dos 8º e 9º anos do ensino fundamental, que precisarão discorrer verbalmente sobre o tema “Inteligência Artificial e seu impacto no processo educacional”.

As escolas deverão realizar as inscrições de seus representantes até 14 de julho. Eles podem ser indicados ou podem participar de uma seletiva internamente. São esses estudantes que representarão a escola em um evento de oratória no dia 19 de outubro, no Centro de Eventos de São Lourenço do Oeste. 

Como se inscrever

O estudante do 8º ou 9º anos que tiver interesse deve, primeiro, procurar a coordenação da sua escola. Após indicação ou seletiva interna, a escola irá inscrever o estudante no concurso. Esta etapa deve ser concluída até 14 de julho, preenchendo e enviando o formulário disponível neste link.

Os candidatos inscritos para o concurso de oratória participarão de uma formação e receberão dicas de oratória com profissionais da área, nos meses de agosto e setembro. E por último, participarão do evento de oratória, no dia 19 de outubro, às 19h30, no Centro de Eventos de São Lourenço do Oeste.

Critérios de avaliação

Cada orador deverá manter o tempo do seu discurso entre três e cinco minutos. Além deste critério, os estudantes serão avaliados em outros três quesitos: 1) “Voz (emoção)”, com atenção para a pronúncia, modulação, coerência, segurança e motivação; 2) “Mensagem (conteúdo)”, sendo que os jurados irão avaliar tema, argumento, estrutura, ideia, conclusão; 3) "Apresentação (Linguagem Corporal)", como boa postura, gestos, contato visual com a plateia.

Premiação

Todos os participantes finalistas terão direito a uma camiseta, uma pasta e uma caneta. O candidato do 8º ou 9º ano vencedor (primeira colocação) do concurso receberá como prêmio um troféu, um certificado de participação no concurso de oratória (2023); e um brinde especial.

O candidato do 8º ou 9º ano que alcançar a segunda colocação receberá troféu e certificado de participação no concurso de oratória (2023). E o candidato do 8º ou 9º que alcançar a terceira colocação receberá troféu e certificado de participação no concurso de oratória (2023).

A escola vencedora da modalidade 8º e 9º anos receberá um troféu. Ainda, todos os candidatos receberão certificados de participação do concurso.

Objetivos

O projeto de extensão busca, sobretudo, estimular a prática de falar em público, trabalhando habilidades relacionadas à oratória como apresentação pessoal, controle emocional e do tempo. "Trata-se de uma oportunidade aos estudantes que queiram aprimorar a sua comunicação para o exercício de sua cidadania”, destaca o coordenador do projeto no IFSC, professor Kleber Ferreira.

Sobre o tema do concurso (“Inteligência Artificial e seu impacto no processo educacional”), o professor destaca que o projeto leva a sociedade e os estudantes a refletirem sobre essa temática que está provocando debates na Educação e quebrando paradigmas nos diversos campos de atuação humana. “É uma oportunidade de desenvolvimento humano proposta aos nossos jovens que lhes proporcionará o aprimoramento de uma habilidade humana imprescindível, nos estudos, no mundo do trabalho e na vida pessoal: a oratória”, destaca Kleber.

O regulamento completo está disponível no IFSC e com os responsáveis pelo projeto, por e-mail: daniel.carossi@ifsc.edu.br, kleber.ferreira@ifsc.edu.br.
 

 

EXTENSÃO CÂMPUS SÃO LOURENÇO DO OESTE