Concurso dos Melhores Vinhos e Sucos de Uva realiza avaliação de 50 amostras de produtores do Planalto Norte

EXTENSÃO Data de Publicação: 28 set 2023 17:06 Data de Atualização: 17 nov 2023 10:54

Um grupo de especialistas na área de viticultura, enologia e análise sensorial realizou nesta quarta-feira (27) a etapa mais importante do Concurso dos Melhores Vinhos e Sucos de Uva do Planalto Norte Catarinense: a avaliação sensorial das 50 amostras inscritas na edição deste ano.

Durante todo dia, Antonio Conceição Sobrinho, Nelson Pires Feldberg, Luis Carlos Vieira, Alexsander Antônio dos Passos, Mário Koslow, Juliana Welter, Ernani Worell, Cristiane Aparecida Rota, Leonam da Torre e Mariana Wrublevski de Carvalho fizeram a degustação de amostras de 11 sucos de uva, 24 vinhos tintos, 6 vinhos brancos e 9 vinhos rosé. 

A avaliação foi coordenada pelo professor do curso de Agronomia do Câmpus Canoinhas e sommelier internacional, Douglas André Wurz, com apoio dos estudantes bolsistas do projeto. O concurso é realizado pelo Câmpus Canoinhas do IFSC em parceria com a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) e Embrapa Clima Temperado – Estação Experimental de Canoinhas.

Na avaliação às cegas, cada jurado degustou as amostras sem saber a procedência da bebida. Para cada amostra, os jurados atribuíram notas de 0 a 100 em quatro quesitos: análises visual, olfativa e gustativa e aspecto global. 

Ao final do concurso, todos os produtores participantes receberão relatórios individuais com os comentários dos jurados sobre os valores obtidos (se estão de acordo com a legislação e os índices considerados ideais) e recomendações técnicas para qualificar ainda mais a produção. Também vai junto o laudo físico-químico das amostras, que será realizado na próxima etapa de avaliação, no dia 4 de outubro.

As três melhores bebidas das quatro categorias (suco de uva tinto, vinho tinto, vinho branco e vinho rosé) serão premiadas com certificados e brindes. A divulgação será no final de outubro.

Em sua quinta edição, o Concurso dos Melhores Vinhos e Sucos de Uva do Planalto Norte Catarinense recebeu inscrições de produtores de nove municípios: Canoinhas, Bela Vista do Toldo, Irineópolis, Itaiópolis, Mafra, Monte Castelo, Papanduva, Porto União e São Bento do Sul.

EXTENSÃO CÂMPUS CANOINHAS