Curso de Edificações do Câmpus Canoinhas tem novo espaço didático para aulas de instalações hidrossanitárias

ENSINO Data de Publicação: 13 set 2023 18:23 Data de Atualização: 22 set 2023 18:33

Você sabia que a falta de pressão nas instalações de água fria, o entupimento nas tubulações de esgoto sanitário e retorno de mau cheiro são causados por baixa declividade e instalação ou dimensionamento incorretos da tubulação? Para mostrar na prática como os problemas acontecem e, principalmente, como as instalações devem ser, o Câmpus Canoinhas conta com um novo espaço didático para as aulas do curso técnico em Edificações.

A construção de uma réplica de tubulações hidrossanitárias foi feita junto com os próprios alunos do técnico integrado em Edificações. A primeira etapa foi a construção de uma torre de elevação para o reservatório de água. Depois, a instalação de todo sistema de tubulação de água fria, alimentando diversos ramais e sub-ramais, ligando o reservatório aos pontos de consumo, como banheiro, lavanderia e cozinha. Para completar, foi instalada a tubulação de esgoto.

Conforme o professor de Edificações e coordenador do projeto, Alexandre Erbs, o sistema fixo das saídas de abastecimento permite a simulação de diversos traçados das tubulações, para que os alunos possam experimentar diferentes configurações para as ligações. No valor de R$ 20 mil, o projeto de pesquisa Instalações Hidrossanitárias Residenciais foi financiado pelo Edital 05/2022 PROPPI/DAE.

“A possibilidade dos estudantes realizarem a instalação das tubulações de água fria e de esgoto na prática reforça os conceitos teóricos abordados em sala, além de representar visualmente instalações que, na maioria das vezes, ficam ocultas nas paredes”, justifica professor Alexandre.  Para o futuro, a ideia é complementar o modelo com o desenvolvimento de um sistema de água quente com painel solar, conectado às instalações de água fria.

ENSINO PESQUISA CÂMPUS CANOINHAS