Egressa do IFSC desenvolve “Nicks”, assistente virtual que dá dicas para facilitar o dia a dia

ENSINO Data de Publicação: 22 jan 2024 12:19 Data de Atualização: 25 jan 2024 12:36

Pouco mais de dez anos depois de se formar no curso técnico em Informática para a Internet, no Câmpus Xanxerê do IFSC, a egressa Aleshisa Mascarello Rosa continua focando os estudos em tecnologia. A paixão por esta área e por outras que agregou ao longo dos anos a levou a desenvolver uma inteligência artificial (IA) para ajudar na redução do desperdício de alimentos, dar dicas de viagens e presentes, e auxiliar novos empreendedores.
 
O Nicks, como é chamada a IA, é um sistema gratuito, não precisa de cadastro e está disponível no WhatsApp. “Ele ajuda as pessoas a aproveitarem melhor os alimentos que possuem em casa. Ele também tem outras funcionalidades, como por exemplo ajudar pequenos empreendedores a identificar potencialidades de uma determinada cidade”, afirma Aleshisa.

A egressa conta que sempre gostou de tecnologia e no ano de 2012 cursou o técnico no Câmpus Xanxerê do IFSC. “O curso foi excelente e tinha disciplinas de manutenção e também desenvolvimento de sistemas. Foi nessa área de desenvolvimento que me identifiquei mais. Com o passar do tempo segui meus estudos, em outras áreas também, mas sempre focando na aplicação prática de tecnologia. Meu interesse especial na área de alimentos é porque sou Engenheira Agrônoma e trabalho no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Tenho contato com o tema e o desperdício de alimentos é um problema global, que geralmente ocorre na casa de todo mundo”, relata.

Com esse problema em mente, em novembro de 2022 a estudante de tecnologia aproveitou uma oportunidade do laboratório de pesquisa de inteligência artificial dos Estados Unidos, a OpenAI, para construir aplicações com os recursos dos modelos de linguagem de inteligência artificial. “No ano de 2023 mergulhei no mundo da IA com o objetivo de testar soluções para desenvolver problemas do nosso dia a dia. O objetivo é aplicar a tecnologia para resolver problemas simples, mas que ainda não haviam sido resolvidos. Desta forma, surgiu o Nicks”, conta.

Como funciona o Nicks

O usuário deve iniciar uma conversa pelo WhatsApp com o número 47999052321. Ao chamar o assistente virtual, o Nicks faz uma apresentação: “Eu sou Nicks, seu assistente virtual. Minha missão é facilitar e enriquecer o seu dia. Vamos descobrir juntos como posso ser útil.” 

Em seguida, o Nicks apresenta opções ao usuário: “Culinária e Gastronomia”, “Dicas de Presentes”,  “Dicas de Viagem”, “Negócios e Empreendedorismo” e também é possível falar com o Papai Noel. 

Cada opção escolhida possui uma descrição, por exemplo no item “Culinária e Gastronomia”, a orientação do Nicks é: “Procurando inspiração na cozinha? O desperdício de alimentos é um problema sério em todo mundo. Milhões de toneladas de alimentos são jogadas fora todos os anos. Posso te ajudar e evitar o desperdício apresentando receitas com o que você tem em casa e não sabe como aproveitar!”
 

ENSINO CÂMPUS XANXERÊ