Egresso e professor do Câmpus Florianópolis-Continente recebem prêmios no Fapesc Day

PESQUISA Data de Publicação: 31 out 2023 17:42 Data de Atualização: 01 nov 2023 15:15

Egresso do Câmpus Florianópolis-Continente e técnico administrativo da Pró-Reitoria de Ensino (Proen) do IFSC, Guilherme Henrique Koerich recebeu na segunda-feira, 30 de outubro, o Prêmio Pesquisa Fapesc - Prêmio Fritz Muller, na categoria Acadêmico, na área de conhecimento Ciências Sociais Aplicadas. O resultado já havia sido anunciado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) em março, mas o prêmio foi entregue somente agora, durante o evento Fapesc Day, na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), em Florianópolis.

Na mesma cerimônia, foi anunciado que o professor Tiago Savi Mondo, também do Câmpus Florianópolis-Continente, ficou em segundo lugar no Prêmio Inovação Catarinense - Professor Erich Caspar Stemmer, na categoria Pesquisador(a) Inovador(a). O IFSC venceu esse prêmio em outra categoria, a de “Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação Inovadora”, vencida pelo Câmpus São Lourenço do Oeste.

O Prêmio Fritz Müller “reconhece os pesquisadores que deixaram uma marca significativa na pesquisa científica e tecnológica, na formação de talentos e no avanço do ecossistema de ciência, tecnologia e inovação no Estado”, segundo a Fapesc. Guilherme concorreu com um dossiê contendo seu percurso acadêmico (formação, publicações, projetos de pesquisa e extensão, entre outros). “Receber o Prêmio Fritz Müller é uma honra indescritível e um reconhecimento que enche meu coração de gratidão e orgulho. Este prêmio representa um marco significativo em minha trajetória e uma validação de todo o esforço e dedicação às minhas pesquisas em Gastronomia e Turismo”, comemora.

Técnico em assuntos educacionais no IFSC, Guilherme é graduado em Gastronomia e Turismo e tem licenciatura em Biologia. Também já cursou a especialização em Cultura e Sociobiodiversidade na Gastronomia no Câmpus Florianópolis–Continente e mestrado na Engenharia e Gestão do Conhecimento da UFSC, onde atualmente cursa doutorado. A pesquisa sempre foi a preferência de Guilherme em todo o seu percurso acadêmico. Já teve artigos e capítulos de livro em publicações de destaque. Em 2021, enquanto cursava a especialização em Cultura e Sociobiodiversidade na Gastronomia, foi um dos autores da publicação “Pensando e pesquisando a Gastronomia: trajetórias acadêmicas em um campo científico em construção”. Em 2022, publicou o artigo “Conhecimento gastronômico no contexto sociocultural de transformações” na International Journal of Gastronomy and Food Science (Revista Internacional de Gastronomia e Ciência dos Alimentos, em português), também como estudante da especialização.

“Receber o prêmio não é apenas uma celebração pessoal, mas também uma celebração do conhecimento e do trabalho em equipe. Por trás de cada pesquisa, há uma rede de colaboradores, orientadores, colegas e instituições de pesquisa que desempenham um papel fundamental no processo, especialmente o IFSC e a UFSC. Para mim, este prêmio destaca a importância da educação pública gratuita, da cooperação e do intercâmbio de ideias, enfatizando que o avanço na CTI é um esforço coletivo“, complementa.

O segundo lugar no Prêmio Inovação Catarinense - Professor Erich Caspar Stemmer foi comemorado pelo professor Tiago Savi Mondo por ser um reconhecimento à pesquisa que faz na área de turismo. “Colocar a pesquisa em turismo nesse prêmio é muito gratificante, pois é um prêmio aberto a todas as áreas do conhecimento. Figurar entre os finalistas e levar o segundo lugar demonstra que podemos sim fazer pesquisa inovadora no turismo”, destaca. Tiago já recebeu alguns prêmios por sua trajetória como pesquisador, como o Prêmio Mérito e Talento da Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais de Turismo (categoria “Pesquisa em Turismo”) e o Prêmio Confap de Ciência, Tecnologia e Inovação (categoria “Pesquisador Inovador do Setor Público”).

São Lourenço do Oeste

O Prêmio Inovação Catarinense recebido Câmpus São Lourenço do Oeste é o resultado dos esforços do IFSC em levar inovação para a cidade e região. As ações iniciaram em 2020, depois que o Câmpus SLO teve aprovado pela Fapesc o projeto “Ativação do Ecossistema de Inovação e Empreendedorismo de São Lourenço do Oeste e Região”, e envolvem oficinas, oferta de cursos na área de robótica, visitas técnicas a centros de inovações e empresas de tecnologia, entrevistas relacionadas a inovação e realização de palestras.

Para saber mais sobre essa premiação, acesse a notícia publicada no site do Câmpus São Lourenço do Oeste.

PESQUISA CÂMPUS FLORIANÓPOLIS-CONTINENTE