Equipe de Robótica do Câmpus Joinville conquista premiação Maker na etapa catarinense da OBR

CÂMPUS JOINVILLE Data de Publicação: 21 ago 2023 17:49 Data de Atualização: 03 set 2023 10:28

Em sua estreia na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), no último sábado (19) em Criciúma, a equipe Zibit conquistou a medalha Maker na modalidade prática da etapa catarinense da competição. O grupo é formado por cinco estudantes do 5º módulo do curso técnico integrado em Eletroeletrônica do Câmpus Joinville: Filipe Heitor, Maria Luiza Amorim, Raul Grando, Felipe Maia e Maria Rita de Neves.

A premiação extra é destinada à equipe que fabrica o robô sem auxílio de nenhum kit de robótica pronto, vendido comercialmente. “Os componentes foram comprados, sim, mas a confecção do robô é da própria equipe. Não é como um robô de Lego, por exemplo”, explicam os integrantes da Zibit, que usaram um Arduino Uno programado em linguagem C++.

“A gente começou literalmente do zero. De início, a gente teve um investimento inicial pequeno para conseguir componentes. Depois, conseguimos a ajuda de alunos e professores de Mecânica para fazer a impressão 3D. Fizemos até uma rifa para arrecadar verba para os componentes. A produção foi muito turbulenta, porém divertida”, relata Filipe.

Na competição, o desafio era que o robô seguidor de linha completasse o circuito com todos os obstáculos até chegar na área de resgate, levando um kit médico. Na estação final, o robô precisava detectar as vítimas vivas e mortas e colocar nos respectivos lugares destinados. Na classificação geral, a equipe do Câmpus Joinville ficou em vigésimo lugar.

“A equipe é bem entrosada, somos todos amigos e conseguimos lidar bem um com os outros. Mas, como estamos só começando, fomos com a intenção de aprender mesmo e entender como funcionava a competição e tudo mais”, conta Maria Rita, que ficou surpresa e emocionada com a premiação extra. “Sabe aquela sensação de quando finalmente você vê o reconhecimento por todo aquele esforço que teve? Foi exatamente isso. Gostamos muito de toda a experiência e esperamos chegar no pódio da premiação geral na próxima vez”, comenta.

Além da equipe principal e do professor coordenador, Gianpaulo Alves Medeiros, o Câmpus Joinville também enviou para a etapa estadual da OBR os estudantes dos cursos técnicos integrados que participam do grupo de robótica iniciado em junho. “Foi importante para eles conhecerem a competição e se integrarem com as outras equipes de robótica, para fortalecermos ainda mais o trabalho aqui no câmpus”, ressalta professor Gianpaulo.

Ampliação das oficinas

Para quem se interessa por robótica, a boa notícia é que as oficinas serão ampliadas. Coordenador pelo professor Gianpaulo, o projeto “Robótica para todos” foi aprovado pelo Edital Nº 04/2023 DAE - Ações de Equidade e terá atividades abertas para a comunidade externa.

EXTENSÃO EVENTOS CÂMPUS JOINVILLE