Estudantes de Engenharia Elétrica do Câmpus Joinville participam de intercâmbio na Europa

INTERNACIONAL Data de Publicação: 12 set 2023 18:51 Data de Atualização: 13 set 2023 14:28

Colegas no curso de Engenharia Elétrica do Câmpus Joinville, Elias Anzini Junior e Flávia Bueno Baraldi fazem parte do grupo de intercambistas selecionados neste semestre pelo Programa de Cooperação Internacional para Estudantes do IFSC (Propicie), com duração de três meses. Elias viajou dia 3 de setembro para a Finlândia e Flávia embarca quinta-feira (14) para a Espanha. 

“De maio pra cá, o tempo passou voando, e, pra ser bem sincera, agora que a ficha está caindo que eu realmente vou. Terminei de arrumar as minhas malas e já me despedi de algumas pessoas especiais. A saudade dos que ficam já está apertando, mas eu tenho certeza que será por um bem maior. Estou ansiosa pelos próximos capítulos dessa jornada”, conta Flávia. 

Na Universidade de Deusto, na cidade espanhola de Bilbau, Flávia vai participar de um projeto de desenvolvimento de uma arquitetura para verificação de algoritmos avançados de controle. “No semestre passado, tive a oportunidade de cursar a disciplina de Sistemas de Controle, que também contribuiu para a minha escolha. Além disso será utilizado o software LabVIEW para o processamento dos dados, que é tema de uma disciplina optativa ofertada pelo câmpus”, explica.

Já o colega de curso Elias participa de um projeto na área de análise de dados e aprendizado de máquina na Universidade de Ciências Aplicadas de Häme (Hamk), na cidade de Hämeenlinna. “Escolhi o projeto na Finlândia, principalmente, pela proposta que envolve a área da inteligência artificial e pelo idioma do projeto ser inglês. É uma excelente oportunidade realizar um projeto em uma universidade de renome como a Hamk”, conta o aluno de Engenharia Elétrica.

Além de participar da equipe principal que trabalha com soluções de aprendizagem e visão computacional, Elias poderá focar em projetos individuais na universidade finlandesa. “Acredito que vou obter benefícios tanto pessoais e profissionais com as experiências e contatos que o intercâmbio me proporcionará”, comemora.

Flávia compartilha da mesma ideia. “Será uma experiência única! Desde que me mudei para Joinville, com 17 anos, eu moro sozinha, porém dessa vez será algo muito diferente. Estar sozinha em outro país, me comunicando em outra língua e aprendendo uma nova cultura será algo mágico. Esta viagem também será muito importante para a minha vida profissional, pois o projeto em si está ligado à minha área de atuação no momento. Acredito que será de grande valia para a minha carreira. Eu espero amadurecer e voltar com a mente aberta e com novas ideias para o futuro”, planeja a estudante.

Estude no IFSC

A participação em editais de intercâmbio é uma das oportunidades oferecidas aos estudantes do IFSC. “Quando escolhi o IFSC para estudar, lá em 2019, eu pesquisei bastante sobre a instituição, e uma das coisas que mais me interessou foi a possibilidade de poder participar desses programas de intercâmbio”, relata Flávia.

Para quem deseja estudar na instituição, estão abertas até 9 de outubro as inscrições para o Vestibular Unificado UFSC/IFSC/IFC, realizado pela Coperve. O Câmpus Joinville oferta 52 vagas em três cursos superiores pelo vestibular unificado, para ingresso no primeiro semestre de 2024:

Todos os cursos são gratuitos. Há apenas uma taxa de inscrição para o vestibular no valor de R$ 169 reais. Mas, os candidatos que cumpram os requisitos necessários indicados no edital podem solicitar a gratuidade dos impostos até dia 27 de setembro.

Clique aqui para acessar o site do Vestibular Unificado 2024, com o edital, a lista completa dos cursos disponíveis e link para inscrição.

INTERNACIONAL CÂMPUS JOINVILLE